MENU

16/12/2021 às 09h53min - Atualizada em 16/12/2021 às 09h53min

​Parque da Mina Velha continua em absoluto abandono e está ameaçado

Local está há anos sem manutenção e tem potencial turístico desperdiçado

Tribuna do Vale
Divulgação
A rotina poderia ser de um enorme fluxo de turistas, gerando emprego e renda, e sendo uma das maiores atrações turísticas de toda a região. Poderia. A realidade do Parque Ecológico da Mina Velha, em Ibaiti, contudo, é o oposto.

O cenário de abandono e descaso gera revolta na população de Ibaiti, que frequentemente faz publicações em redes sociais criticando a inércia do poder público frente ao problema, e em quem atua no ramo de turismo, como é o caso do artista plástico Marcos Almeida, que possui uma página sobre pontos turísticos da região e promove visitas a estes lugares.

Parque da Mina Velha, inclusive, foi alvo de uma reportagem da Tribuna do Vale em agosto do ano passado. Mais de um ano depois, o mesmo Marcos Almeida que já reclamou anteriormente, é enfático sobre a situação do local: “tem que ser interditado”.

A constatação, embora triste, parece ser a melhor solução no quesito segurança, já que a estrutura existente no parque se encontra em um péssimo estado de conservação, oferecendo risco grande a eventuais visitantes que ainda insistem em passear por ali.

O local, que abriga a única mina de carvão que ainda seria possível ter visitação no Paraná, não oferece hoje condições mínimas para ter a presença do público – para piorar, as vigas que sustentam a mina já estão em estado precário, o que significa risco de desabamento e de um prejuízo quase que irrecuperável ao ponto turístico.

Na reportagem publicada já citada anteriormente, a Atunorpi (Associação Turística do Norte Pioneiro) informou que haviam dois projetos para revitalização da área: um para a recuperação específica da antiga mina de carvão e outro para a área ambiental do parque.

De lá para cá, porém, os projetos aparentam estar no mesmo patamar: parados. À época a Atunorpi ainda detalhou que o projeto da mina já estava engavetado há 18 anos e precisaria de diversas atualizações antes de qualquer iniciativa em executá-lo.

Ainda na época a reportagem da Tribuna do Vale também tentou contato com a prefeitura de Ibaiti sobre a situação do parque, porém não houve resposta, retorno ou qualquer comunicado posterior sobre a situação do ponto turístico, que segue sofrendo dia a dia com a ação do tempo e dos vândalos.

Nestes 16 meses entre a reportagem anterior e texto atual, o Parque Ecológico da Mina Velha foi notícias na imprensa regional em duas oportunidades. A primeira em setembro deste ano, quando incêndios criminosos ajudaram a deteriorar ainda mais o local. A segunda, ainda pior, foi em novembro quando o corpo de um jovem foi encontrado no parque.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp