MENU

16/12/2021 às 22h29min - Atualizada em 17/12/2021 às 00h00min

Resumo do dia: Paraná, quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Boa noite! Aqui estão as principais notícias do estado para você terminar o dia bem-informado.

G1 - Norte, Nordeste PR
https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2021/12/16/resumo-do-dia-parana-quinta-feira-16-de-dezembro-de-2021.ghtml

Boa noite! Aqui estão as principais notícias do estado para você terminar o dia bem-informado. Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta quinta-feira (16).
Gestos racistas na final da Copa do Brasil
A Polícia Civil informou nesta quinta-feira (16) que investiga a suspeita de que torcedores do Athletico Paranaense foram flagrados fazendo gestos racistas durante a partida da final da Copa do Brasil, entre o time paranaense e o Atlético-MG.
Segundo a polícia, são investigados dois casos de três torcedores fazendo gestos imitando macacos. De acordo com o delegado, não houve registro de boletins de ocorrência relacionados aos casos, mas a polícia vai abrir o inquérito com base nas imagens que circulam nas redes sociais.
"São duas cenas diferentes. Uma no camarote, uma moça fazendo gestos imitando um macaco, e outros dois torcedores na arquibancada, em frente a esse camarote, fazendo gestos imitando um macaco", afirmou o delegado Luiz Carlos Oliveira.
Polícia investiga suspeita de gestos racistas de torcedores do Athletico Paranaense
Gênero não-binário
A Justiça do Paraná concedeu a jovem o registro civil de pessoa com gênero não-binário. A decisão foi assinada na quarta-feira (15) em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Com a sentença S.G.S, de 27 anos, para a ter o direito de alterar a identificação de gênero em seu registro civil para não determinado.
O termo não-binário caracteriza indivíduos que não se identificam com o gênero feminino, nem o masculino, ou com ambos.
Bandeira LGBT
Pixabay
Luciano Hang é atingido por copo durante final da Copa do Brasil
Um vídeo registrado durante a final da Copa do Brasil, na noite de quarta-feira (15), mostra o empresário Luciano Hang sendo atingido por um copo com bebida.
O vídeo foi feito por uma torcedora do Athletico. O time paranaense recebia o Atlético-MG no jogo de volta da decisão do campeonato. A Havan, rede de lojas da qual o empresário é dono, é patrocinadora do Athletico.
Em nota, o empresário disse que não fez boletim de ocorrência e que, apesar do ato de hostilidade, foi recebido com carinho pelos torcedores do Athletico. "Recebi milhares de abraços, muitas fotos e o carinho de milhares de fãs", afirmou.
Quem é Luciano Hang: de filho de operários a bilionário bolsonarista
Copo é arremessado contra Luciano Hang na final da Copa do Brasil
Material satânico e apologia ao nazismo
Materiais satânicos e uma arma de airsoft foram apreendidos pela Polícia Civil, no Paraná, durante uma operação contra um grupo extremista que fazia apologia ao nazismo e disseminava ódio a negros e judeus em redes sociais.
A operação foi coordenada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Ao todo, são cumpridos quatro mandados de prisão e 31 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No Paraná, a polícia cumpriu três mandados de busca e apreensão em Londrina, no norte do estado, Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, e Campina da Lagoa, no oeste.
Arma de airsoft e materiais satânicos foram apreendidos
Polícia Civil
'Esperança e proteção'
A notícia de que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação da vacina da Pfizer contra Covid em crianças de 5 a 11 anos trouxe o sentimento de alegria e esperança para uma família de Curitiba.
Rafael e Mariely Bueno, pais do pequeno Arthur, de seis anos, esperavam com ansiedade o momento em que o filho poderia se vacinar.
"A ansiedade era imensa. Nós dois nos vacinamos [contra Covid] assim que liberaram e só faltava ele em casa. Então estávamos aguardando essa notícia, a melhor notícia possível, e o sentimento é de alegria, uma esperança. Uma proteção para ele e para todos, então bora vacinar", comemorou o pai.
Família aguarda com ansiedade vacinação do pequeno Arthur, de seis anos
Arquivo Pessoal/Rafael Bueno
Calamidade pública
O Governo do Paraná prorrogou até junho de 2022 a situação de calamidade pública no estado por conta da pandemia da Covid-19. O decreto foi publicado na terça (14) e entrou em vigor após ser apreciado pela Assembleia Legislativa do estado na quarta (15).
Com a situação de calamidade pública, investimentos previstos no orçamento para outras áreas podem ser redirecionados para o enfrentamento de desdobramentos da pandemia sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Governo prorroga situação de calamidade pública no Paraná até junho de 2022
José Fernando Ogura/AEN
Quase 3 toneladas de maconha em carreta carregada de farinha
A Polícia Militar apreendeu 2,9 toneladas de maconha que estavam sendo carregadas em uma carreta, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na noite de quarta-feira (15).
Segundo a polícia, a equipe chegou até o local após uma denúncia anônima e flagrou os fardos sendo colocados no caminhão, que estava carregado de farinha.
Polícia apreende 3 toneladas de maconha em Foz do Iguaçu
Curtas e rápidas
IFPR abre inscrições para processos seletivos de cursos de nível médio e superior com 200 vagas em Irati
Pedágios no Paraná: TCU alerta para possibilidade de obras serem pagas duas vezes
TRF4 determina que controladoras da Econorte reparem dano ambiental por construção de praça de pedágio, em Jacarezinho
Produtos da ceia de Natal estão até 95% mais caros em Foz do Iguaçu, aponta levantamento da Unila
IPTU de Ponta Grossa terá reajuste de cerca de 10% para 2022, diz prefeitura
Tiroteio dentro de hospital termina com dois homens feridos em Sarandi, diz polícia
Contorno Norte é liberado após 10 dias interditado para obras, em Maringá
Cascavel divulga calendário escolar da rede municipal de ensino para 2022; confira
Profissionais da cultura acampam na Prefeitura de Londrina em forma de protesto
Caminhão é atingido por trem ao cruzar linha férrea na BR-153, em Irati
Operação mira suspeitos de furtarem notas fiscais para receber créditos do Nota Paraná de forma irregular
Adolescentes são apreendidos e jovem é preso durante operação da polícia contra homicídios e tráfico de drogas, em Maringá e Sarandi
VÍDEOS: mais assistidos do g1 PR
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2021/12/16/resumo-do-dia-parana-quinta-feira-16-de-dezembro-de-2021.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp