MENU

20/12/2021 às 19h35min - Atualizada em 21/12/2021 às 00h01min

Defensoria Pública aciona corregedoria da Guarda Municipal sobre ação contra homem negro, em Curitiba

Núcleo de Direitos Humanos deu 20 dias para que órgão esclareça ‘possíveis infrações’. Testemunha que gravou abordagem disse que um dos guardas ficou com joelho em cima do pescoço de homem em situação de rua.

G1 - Norte, Nordeste PR
https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2021/12/20/defensoria-publica-aciona-corregedoria-da-guarda-municipal-sobre-acao-contra-homem-negro-em-curitiba.ghtml

Núcleo de Direitos Humanos deu 20 dias para que órgão esclareça ‘possíveis infrações’. Testemunha que gravou abordagem disse que um dos guardas ficou com joelho em cima do pescoço de homem em situação de rua. Guarda aponta arma para pessoas que contestavam violência em abordagem em Curitiba
O Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NUCIHD) da Defensoria Pública do Paraná (DPE PR) cobrou a corregedoria da Guarda Municipal (GM) a prestar esclarecimentos sobre o caso envolvendo a abordagem de um homem negro em situação de rua, no Centro de Curitiba.
A informação foi confirmada por Antônio Vitor Barbosa de Almeida, coordenador do núcleo.
O ofício foi enviado na sexta-feira (17), após a DPE receber vídeos da ação gravados por testemunhas.
“Oficiamos a corregedoria da Guarda Municipal requerendo apuração do ocorrido diante das possíveis infrações perpetradas pelos agentes envolvidos. [...] Nós acompanhamos a pauta da população em situação de rua. A visibilidade do tema é importante. O preconceito é muito grande”, afirmou Almeida.
Curitiba começa a testar câmeras nas fardas de guardas municipais
Parte da abordagem, que aconteceu no dia 28 de novembro, foi registrada em vídeo por pessoas que passavam pelo local. As gravações começaram a circular nas redes sociais na quarta-feira (15).
Nas imagens, dois guardas aparecem em cima do homem, que está rendido.
Uma testemunha, que preferiu não se identificar, disse ao g1 Paraná que ambos pressionaram o peito do homem contra o chão e que um deles estava com o joelho no pescoço do homem.
Ação da guarda foi na rua Cruz Machado
Reprodução/Redes Sociais
Guarda que atirou durante confusão que terminou com jovem morto é afastado
Guarda Municipal diz em B.O. que trocou munição para menos letal antes de atirar
Familiares prestam depoimento sobre morte de jovem baleado em abordagem
Outro guarda que acompanhava a ação empurrou uma mulher grávida que tentou se aproximar da abordagem e, pouco tempo depois, apontou uma arma para pessoas que acompanhavam a operação.
A testemunha disse que os guardas mostraram para ela três pedras de craque retiradas da boca do homem que foi abordado.
“Um deles me mostrou as pedras e disse ‘olha aqui quem você está defendendo’ [...] Tentei muito conversar, mas falaram que eu estava tentando fazer show para postar na internet. Inclusive eu gritei bastante, fui muito incisiva, mas em nenhum momento pediram a minha documentação, mas pediram a do meu namorado, que é uma pessoa preta. É complicado”.
Conforme o vídeo avança, o número de agentes aumenta gradativamente.
Detenção
Ao final do vídeo, é possível ver agentes levando o homem para uma viatura da Guarda Municipal.
Por padrão, segundo a prefeitura, detenções da guarda são enviadas à Delegacia da Polícia Civil, que faz os primeiros encaminhamentos legais.
A polícia não informou, entretanto, qual procedimento foi realizado com o detido na delegacia.
O Departamento Penitenciário, responsável pelos presos do Paraná, informou que, no dia da ocorrência, não há registro do homem nas centrais de triagem, o que significa que ele não foi preso.
O nome do homem não foi divulgado.
O que diz a Guarda Municipal
Na semana passada, em nota, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito disse que determinou a imediata apuração dos fatos e que a investigação é conduzida pela corregedoria da Guarda Municipal. Não há data para a divulgação de um parecer.
Nesta segunda, a corregedoria informou que a apuração do caso continua.
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2021/12/20/defensoria-publica-aciona-corregedoria-da-guarda-municipal-sobre-acao-contra-homem-negro-em-curitiba.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp