13/01/2022 às 08h45min - Atualizada em 13/01/2022 às 08h45min

Após disparada nos casos de Covid-19, prefeitura reativa Unidade Sentinela em Jacarezinho

Funcionamento retorna nesta sexta-feira (14)

Redação - PortalJNN
Divulgação
Após uma grande alta no número de casos positivos de Covid-19 nos últimos dias, a prefeitura de Jacarezinho tomou a iniciativa de reativar a Unidade Referência da Covid-19, mais conhecida como Posto Sentinela.

A unidade havia encerrado os atendimentos no dia 31 de dezembro conforme anunciado pela prefeitura à época. Desde lá, o número de casos positivos do vírus voltou a crescer, mas não é possível afirmar que haja uma relação direta com o fato.

Pelas redes sociais, moradores acusam a alta dos casos de relação com festas de final de ano e shows que aconteceram na cidade. Segundo comunicado da prefeitura, após o aumento expressivo dos casos a Secretaria Municipal de Saúde reviu a descentralização implementada desde o primeiro dia útil do ano, dia 3.

Após o encerramento das atividades da Unidade Sentinela, "as Unidades do Aeroporto, Parque Bela Vista e Dom Pedro Filipak vinham atendendo, em horários pré-fixados, a esses pacientes", diz. Com a volta, a Unidade Sentinela retorna ao atendimento das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, no antigo endereço, na Rua Santos Dumont, n.° 131 (ao lado da CPFL), no Centro da cidade.

O secretário municipal de saúde, João Luccas Thabet Venturine destacou que com o aumento de casos e o encerramento da Unidade Sentinela, o atendimento de outras demandas nas unidades estava prejudicada e com isto será reativado a Unidade Sentinela para concentrar os casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

“A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde de Jacarezinho de descentralizar o atendimento à Covid-19 em três unidades de Saúde, funcionou bem na primeira semana do ano, quando atendíamos em média 90 pessoas ao dia. A realidade mudou drasticamente, o que nos levou a rever nosso posicionamento”, explicou. “Agora estamos com 180 a 200 pacientes com síndromes respiratórias procurando as unidades a cada dia, e isso afeta o funcionamento das unidades, principalmente o atendimento a pacientes com condições crônicas, que precisam de monitoramento e acompanhamento diário”, pontua.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp