18/01/2022 às 15h39min - Atualizada em 18/01/2022 às 15h39min

​3ª Expedição Ciclística pela Rota do Rosário – 2022 mostra importância do esporte ligado ao turismo

Os participantes percorreram mais de 600 km em 17 municípios

Assessoria Atunorpi
Assessoria
Terminou na última sexta-feira, dia 14 de janeiro, a terceira edição da Expedição Ciclística pela Rota do Rosário e com isto mostrou ainda mais a importância do esporte ligado ao turismo não só no Norte Pioneiro, mas no modo geral.

A expedição que teve início na sábado, dia 8, passou pelos municípios de Piraí do Sul, Jaguariaíva, Ibaiti, Ribeirão do Pinhal, Abatiá, Bandeirantes, Andirá, Barra do Jacaré, Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Joaquim Távora, Quatiguá, Siqueira Campos, Tomazina e Arapoti.

Mais uma vez com início das atividades já nos primeiros dias do ano, a Associação Turística do Norte do Paraná (Atunorpi) mostra seu protagonismo diante das ações de integração Esporte e Turismo desenvolvidas pela Região Turística.

Aproximadamente 20 ciclistas percorreram um trajeto de cerca de 650 quilômetros e passaram por 15 santuários em 17 municípios. Os participantes puderam apreciar as lindas paisagens do Norte Pioneiro desde a divisa com os Campos Gerais em Piraí do Sul até a divisa com São Paulo, em Jacarezinho e Ribeirão Claro.

O presidente da Associação Turística do Norte do Paraná (Atunorpi), Welington Trautwein Bergamaschi destacou a importância do evento para a região e para o turismo do Paraná.

“O esporte é um grande ativo turístico, e precisamos nos mobilizar em torno dessa atividade, o que irá gerar atração de turistas e movimentar a economia de hotéis, pousadas, restaurantes e do comércio de modo geral nos municípios do Norte Pioneiro”, destacou o presidente da Atunorpi, Welington Trautwein Bergamaschi.

Este é o terceiro ano que a expedição abre o calendário de atividades turísticas na região do Norte Pioneiro. Para Welington, “é imprescindível e indissociável desenvolver projetos voltados para o esporte, que não tenham o trabalho em parcerias com o setor de Turismo”, disse.

Por mais um ano a Atunorpi foi pioneira nos eventos turísticos no estado com a largada da expedição logo na primeira semana do ano. O evento é organizado pela Forma Ativa Bikes em parceria com a Atunorpi que é o representante oficial da Rota do Rosário. Durante o planejamento da segunda edição, ainda em 2020, um dos organizadores, o professor Emerson Souza da Forma Ativa Bikes comentou a iniciativa.

“A ideia nasceu a bastante tempo, mas somente agora juntamente com o Projeto realizado pelo Padre Celso Miqueli e com o Diego Gouveia do grupo de Trilheiros Aralama de Arapoti é que foi possível fechar o trajeto, que estávamos imaginando a bastante tempo junto aos ciclistas da região”, destacou.

Ainda segundo o professor, o objetivo é ter a rota mais próxima, o que facilitará muito para os amantes de viagens de bicicleta e assim ajudará a divulgar a região e oferecer para os ciclistas um cicloturismo religioso com lindas paisagens, não tão difícil de ser realizado e ainda podendo conhecer todos os santuários. “Essa é a razão, de poder proporcionar para as pessoas esta vivência que gostamos de curtir. Nós sempre tivemos que sair muito longe para poder fazer", explicou.

Os participantes tiveram repouso em hotéis com café da manhã, carro de apoio durante todo o trajeto dos 651 quilômetros, lanche matutino e vespertino, uniforme, medalha de participação e certificado, além de seguro de vida.

Trajeto

No início do percurso os ciclistas receberam a bênção do Reitor no Santuário Diocesano Nossa Senhora das Brotas, Pe. Roberval Mulhstedt, em Piraí do Sul.

Já no Santuário Ecológico da Santa do Paredão, Santuário Bom Jesus da Pedra Fria, Mirante da Santa do Paredão e pela Capela do Jangai localizada em um bairro rural de Jaguariaíva a expedição foi recebida pelo Pe. Maycon da Silva.

No Santuário da Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, pelo Santuário Eucarístico do Sagrado Coração de Jesus em Ibaiti foram recebidos pelo Pe. Valter Roberto Pereira. “O Santuário da Medalha Milagrosa é um dos Santuários mais novos da Rota do Rosário um lugar de Fé, de contato com Deus e de muitas bênçãos”, disse o consultor da Atunorpi, João Gouveia Cezar do Coletivo Pratique Turismo Regional.

A expedição passou pelo Santuário do Divino Espírito Santo e recebeu a bênção do Pe. Donizete da Silva em Ribeirão do Pinhal e também na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. O Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Bandeirantes, Bruno Castanho, recepcionou o grupo juntamente com os Padre Rosinei e Ivan Pedro no Santuário São Miguel Arcanjo e na Gruta. E o Padre Rodolfo recepcionou no Santuário Santa Terezinha em Bandeirantes.

Na sequência houve a passagem por Andirá. “Fomos recepcionados na Capela dos Santos das Causas Impossíveis pela Vereadora Sueli Nardoni, pela Secretária da Comunicação e Cultura Ana Paula e pela Secretária de Desenvolvimento e Turismo Silvia Flores”, disse João Gouveia. A expedição ainda passou na Igreja Nossa Senhora Aparecida em Barra do Jacaré.

Em Santo Antônio da Platina foram recepcionados pelo Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Antônio Marcos de Souza. No Santuário Nossa Senhora das Graças, o Pe. Marcos Paulo Rodrigues esteve presente.

Em Jacarezinho a passagem foi pelo Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e Santuário da Mãe Rainha e Vencedora de Schoenstatt. Foram recepcionados pelo Alexandre da Secretaria de Indústria e Comércio de Jacarezinho. A expedição também passou pelo Santuário São Vicente Pallotti em Ribeirão Claro.

Já em Joaquim Távora, os ciclistas foram recepcionados no Santuário Santíssimo Nome de Jesus, pelo Reitor Valdemir Granzzotto de Moraes. Em Quatiguá a Prefeita Adelita, Padre Elton, Padre Ilson, vice-prefeito Zé Vareta e secretários municipais receberam a expedição na Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Na passagem por Siqueira Campos no Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, foram recepcionados pelo Frei Marcus Miranda. Em Tomazina, chegaram ao Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio. Esteve presente o Reitor do Santuário Padre Claudinei, o prefeito municipal Flávio Zanrosso e o vice-prefeito Rodrigo Faria.

A parada final aconteceu no Santuário Diocesano Igrejinha São João Batista em Arapoti. A Pastoral do Turismo do Santuário (PASTUR) organizou a acolhida que contou com a presença da secretária municipal de turismo, Luana Goulart, de representantes do Executivo e do reitor, Pe. Anderson Marchiori.

ATUNORPI- Associação Turística do Norte do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015. Ela é uma Instância de Governança Regional, responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região do Norte Pioneiro é integrada por 16 municípios que estão inseridos no Mapa do Turismo Nacional do Ministério do Turismo: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp