18/01/2022 às 19h35min - Atualizada em 18/01/2022 às 19h35min

Сomo escrever uma tese de doutorado?

Saiba os principais pontos que uma boa tese de doutorado deve possuir, além de sua importância e relevância científica

Colaboração
https://www.freeimages.com/photo/the-graduate-1543243
O doutorado é um dos mais altos graus de especialização em uma área acadêmica. Por isso, a tese de doutorado possui exigências mais rígidas em relação ao trabalho de conclusão de curso de uma graduação ou a uma tese de mestrado, por exemplo. Ela pode ou não ser um aprofundamento da área em que você já se graduou e fez seu mestrado. É bem comum encontrar profissionais que seguem uma linha de pesquisa durante toda a vida acadêmica, mas também é igualmente comum encontrar pesquisadores que migram de área, possuindo uma formação em algo e uma especialização em outro tópico completamente diferente.

Por isso, é difícil estipular quanto custa uma tese de doutorado, uma vez que isso depende da complexidade do trabalho proposto. Uma tese de doutorado, apesar de nunca ser um trabalho simples, pode ter diversos níveis de comprometimento e complexidade distintos e escrever nunca é fácil, independente do grau de complexidade.

Então, para você que busca aprofundar seu grau de especialização ou apenas está curioso sobre o assunto, vamos falar um pouco sobre a tese de doutorado. Lembrando que o doutorado não necessariamente exige que o estudante passe pelo processo do mestrado. Caso você seja um graduando já iniciado na pesquisa e na vida acadêmica, é possível conseguir aprovações em programas de doutorado direto, isto é, passar da graduação direto para o doutorado. Isso varia de acordo com as exigências de cada instituição, mas normalmente exige do aluno um envolvimento com a área acadêmica através de pesquisas e publicações.

Assim, vamos elencar alguns pontos importantes para saber na hora de elaborar sua tese de doutorado.

O que é uma tese de doutorado?

A tese de doutorado é um projeto acadêmico do tipo monografia, isto é, feita exclusivamente por uma pessoa. Apesar de receber orientações, é o doutorando quem deve elaborar e ter sua própria tese. Assim como acontece no mestrado, é importante que a tese de doutorado traga referências sobre a discussão teórica já realizada, ou seja, trata-se de um aprofundamento científico sobre determinado assunto.

O que a tese de doutorado precisa ter?

Originalidade: Por se tratar de um alto grau de especialização, a tese de doutorado precisa abordar um tema original e que possa contribuir para o meio científico. Uma boa tese de doutorado trará um tópico relevante e inovador para o conhecimento científico, permitindo um avanço para a tecnologia.

Referência: Uma tese de doutorado necessita de um bom embasamento. Trata-se de uma especialização em um tópico, então para ser uma boa tese e receber o devido mérito, é necessário que possua as referências corretas e traga para o debate todo o conhecimento científico relevante e disponível na sua área. Um bom embasamento é o que difere uma boa tese de doutorado de uma ruim e é o que define o grau de seriedade da sua pesquisa.

Método e hipóteses: A tese de doutorado precisa de uma linha que a oriente e isso é a hipótese. Assim, sendo para comprová-la ou para negá-la, a hipótese trará a linha de pesquisa que desenvolverá o seu projeto e que, ao final, será concluída com os resultados obtidos. 

Relevância: A tese de doutorado precisa ser justificada. É necessário, por parte do doutorando, que seja apresentada a justificava para elaborar sua pesquisa e a relevância que sua pesquisa possui no meio acadêmico. Esta é uma das etapas mais complexas, pois é necessário elaborar um projeto que seja ao mesmo tempo viável, necessário e possível de ser desenvolvido.

Assim como qualquer outro trabalho acadêmico, a tese de doutorado exige tempo e planejamento. Portanto, tenha em mente que será necessário montar uma rotina de produção rígida que deverá ser mantida para que não se acumulem tarefas de última hora.

Além disso e também como qualquer outro projeto acadêmico, a tese de doutorado exige uma formatação padronizada pelas normas ABNT, entre muitos outros pormenores, o que, por conta de sua extensão, pode levar uma quantidade considerável de tempo e esforço. Tenha em mente que o doutorado levará uma considerável quantidade de empenho.

Assim, esperamos ter introduzido brevemente o que se trata uma tese de doutorado e o que é necessário para que ela seja elaborada. É importante frisar que se trata de um aprofundamento científico e isso exige muito preparo e desenvolvimento. Muitas vezes, os alunos não possuem o incentivo correto para prosseguir com sua formação, o que é uma pena, pois, dada sua característica inovadora, o doutorado é um grau que contribui muito para o conhecimento científico de um país e para o próprio estado da arte. Muitas inovações tecnológicas que trazem melhorias diretas na qualidade de vida da população são frutos possíveis de serem colhidos apenas porque alguém se dedicou a aprofundar-se em um tópico científico através de uma tese de doutorado.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp