MENU

28/01/2022 às 13h35min - Atualizada em 28/01/2022 às 13h35min

Dr. Celso Rossi, o maior "embaixador" que Jacarezinho já teve

Fabiano Oliveira
Luciano Schmeiske Pascoal

Certa vez, durante uma viagem ao Rio Grande do Sul, encontramos um grupo de turistas e começamos a conversar. Quando dissemos que éramos de Jacarezinho, no norte do Paraná, imaginamos que perguntariam da Grazi Massafera, do Baile do Texas, ou que simplesmente diriam nunca terem ouvido falar da cidade. Porém, uma das integrantes do grupo perguntou:


- Ah! Então vocês conhecem o Dr. Celso Rossi? 


Como não conhecer? Celso Antônio Rossi foi, provavelmente, o maior "embaixador" que Jacarezinho já teve.


O maior conhecedor da história da nossa cidade. Um apaixonado por esse chão e por essa gente. É só dar uma olhada no perfil dele no facebook que você vai ver que não estou exagerando.


Era uma mente privilegiada. Foi um dos fundadores e um dos primeiros professores da Faculdade de Direito de Jacarezinho; uma das melhores do país. Exerceu a advocacia por mais de 60 anos. Era, com certeza, um dos advogados mais antigos do Paraná em atividade.


Sempre gentil, costumava receber as pessoas em seu escritório só para falar sobre sua amada cidade. Tive a satisfação de ouvi-lo contar várias dessas histórias enquanto corria os olhos por sua vasta biblioteca. 


Deixou um legado enorme. Maior até que seu acervo de fotos e registros sobre a história de Jacarezinho. Acervo que ele fez questão de doar para a UENP, ainda em vida.


Depois de desmentir rumores sobre sua morte há exatas duas semanas em suas redes sociais, ele descansou, aos 86 anos. 


Trabalhou bastante. Foi reconhecido por muitos. E hoje, definitivamente, entrou para a história que ele tanto fez questão de registrar e contar. A história da terra onde ele nasceu e da qual nunca quis sair.


Descanse em paz, Dr. Celso Antônio Rossi!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para presidente do Brasil?

73.5%
17.3%
1.3%
1.0%
0.6%
2.2%
0.3%
0.3%
0.3%
0.6%
2.6%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp