01/02/2022 às 18h21min - Atualizada em 01/02/2022 às 18h21min

SESA confirma morte por H3N2 em Jacarezinho

Município tem quatro casos registrados no total

Redação - PortalJNN
Arquivo PortalJNN
A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA) confirmou nesta terça-feira (1) uma morte relacionada a Gripe Influenza A, H3N2 em Jacarezinho. Outros 10 óbitos foram registrados no estado que soma 66 no total com 1862 casos. Jacarezinho tem oficialmente quatro casos da gripe.

Era apenas um caso na cidade e nesta terça-feira (1) foram confirmados mais três. O óbito é de um idoso de 91 anos que não possuía comorbidades.

Segundo a SESA, o óbito aconteceu no dia quatro de janeiro e a vítima estava internada e tinha tomado vacina contra influenza, mas não tomou o Tamiflu, remédio que combate o vírus.

Os novos óbitos foram registrados em Jaguapitã (1), Matinhos (2), Palotina (1), Perobal (1), Campo Mourão (1), Maringá (1), Pinhais (1), Curitiba (1) e também de um residente de Jundiaí, no Estado de São Paulo.

Os óbitos ocorreram entre os dias 13 e 30 de janeiro deste ano. As mortes referem-se a quatro homens e sete mulheres com idades de 43 a 98 anos.

“Seguimos monitorando os casos de H3N2 no Paraná, que tem se intensificado neste começo de ano. Esse monitoramento é muito importante para avaliarmos a evolução do estado epidêmico no Paraná e, com isso, utilizarmos das melhores ferramentas para contê-lo”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

No último dia 12, o Paraná declarou estado de epidemia de H3N2, considerando o rápido contágio, direto ou indireto da doença. Normalmente o vírus da gripe circula durante os períodos mais frios, porém, este ano a infecção pela doença aumentou no verão, de maneira atípica.

“Reforçamos a importância da vacinação da Influenza, pois ela protege contra a maioria dos vírus circulantes de gripe. Além disso, os cuidados como uso de máscara, higienização das mãos e álcool em gel seguem como medidas essenciais de prevenção para conter a disseminação do vírus”, alertou o secretário.

Confira os dados por município AQUI  (tabela de Excel). 
 
É proibida a cópia ou reprodução total ou parcial dos artigos do PortalJNN bem como de suas imagens sem autorização por escrito. O conteúdo do PortalJNN é protegido pela Lei de Direitos Autorais (nº 9610/98).
 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp