02/02/2022 às 12h10min - Atualizada em 02/02/2022 às 12h10min

Maioria dos brasileiros estão interessados em morar no Porto ao pesquisarem propriedades portuguesas

Colaboração
Photo by L.Filipe C.Sousa on Unsplash
Da grande onda de brasileiros que tem se mudado para Portugal graças a incentivos do governo lusitano, a maioria sempre preferiu Lisboa, mas dados mostram que ultimamente Porto tem tomado a primeira posição nesse ranking. Segundo estatísticas recentes da Imovirtual, 23,3% dos brasileiros que pesquisam imóveis em sua plataforma buscam casas em Porto, enquanto que Lisboa compreende 20.3% e Braga vem em terceiro lugar com 20%. 

Portugal sem dúvida cresce forte como país europeu com maior comunidade de brasileiros expatriados, alcançando uma quantidade de mais de 180 mil cidadãos em 2021. De laços históricos e linguísticos a atrações naturais, culinárias e financeiras, a cada ano que passa mais e mais brasileiros buscam adquirir a nacionalidade portuguesa (só em 2020 foram mais de 10.000 a receberem) para poderem estabelecer residência permanente no país. Mas não é somente o país ibérico por si só que atrai esses cidadãos, mas o governo da um empurrãozinho com projetos como o Esquema Golden Visa, a Geringonça, e até mesmo auxílios financeiros que se estendem a brasileiros para que estes ajudem a desenvolver o interior despovoado do país.

O foco dos cidadãos latino-americanos recentemente mudou de Lisboa para Porto, e não é preciso de muito para deduzir o porquê. Como é de conhecimento geral, Lisboa, apesar de muito acessível financeiramente quando comparada com outras metrópoles ricas europeias, ainda continua sendo o local mais caro para se viver em Portugal. Sem dúvida a grande maioria dos brasileiros que se mudam para o país ibérico estão a busca de oportunidades de emprego e crescimento financeiro, e Porto com certeza é capaz de suprimir tal procura. Isso sem contar que a média de aluguel de um apartamento de 2 quartos no centro em Lisboa foi cotada em 1.308€ enquanto que a média de aluguel de um mesmo apartamento em Porto ficou em 1.035€ em janeiro desse ano

Morar em Porto vem com diversas vantagens, possuindo o melhor dos dois muitos de agitação e tranquilidade, visto que é dita por possuir uma “alma interiorana”. Além dos atributos gerais de se morar em Portugal (i.e., qualidade de vida, de estudo, segurança, infraestrutura urbana), o Porto oferece uma grande quantidade de parque e áreas de lazer familiares, além de lindas vistas e energia litorâneas, enorme quantidade de museus, uma vida noturna agitada e restaurantes de alta gastronomia (sem esquecer que é de lá que vem um dos melhores vinhos do mundo!).

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp