04/02/2022 às 10h20min - Atualizada em 04/02/2022 às 10h20min

​UENP encaminha mais de quatro mil lâmpadas para a reciclagem

Ao todo, a ação retirou 4150 unidades de lâmpadas armazenadas ao longo dos anos na UENP

Assessoria
Assessoria
A equipe da Assessoria de Gestão das Políticas de Sustentabilidade (AGPS) e os professores chefes da operacionalização das políticas de sustentabilidade de cada campus realizaram inventários dos materiais inservíveis armazenados em todos os prédios da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Ao todo, a ação retirou 4150 unidades de lâmpadas armazenadas ao longo dos anos nos três campi e na reitoria da UENP.

O pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional, professor Bruno Ambrozio Galindo, ressalta que mais do que cumprir a política de sustentabilidade, a ação é um compromisso com o meio ambiente. “A correta destinação dos resíduos sólidos é uma ação importante para que a UENP cumpra o que está estabelecido na sua própria política de sustentabilidade e nas legislações federal e estadual. Além disso, é um compromisso com o meio ambiente e uma demonstração para a comunidade interna e externa de nosso comprometimento com a sustentabilidade. É a UENP fazendo o que ensina”, destaca.

Essa foi uma das ações das Políticas de Sustentabilidade da UENP que estão sendo implementadas aos poucos pela AGPS. A coordenadora da AGPS e engenheira ambiental, Johicy Parra, explica a importância da destinação correta dos materiais. “As lâmpadas fluorescentes, amplamente utilizadas na Universidade, possuem metais pesados e por isso são classificados como ‘Classe I – resíduos perigosos’, segundo a Norma Brasileira 10.004/04. Quando quebradas, as lâmpadas liberam estes metais que podem gerar sérios danos à saúde e ao meio ambiente. Por esta característica, o descarte dessas lâmpadas não pode ser realizado no lixo comum, apenas com empresa especializada”, ressalta.

Foram recolhidas 280 lâmpadas do Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes; 1100 do Campus de Cornélio Procópio; 2750 do Campus de Jacarezinho; e 20 da Reitoria. A empresa responsável pelo transporte e destinação final foi a Apliquim Equipamentos E Produtos Químicos LTDA, intermediados pela Loop Logística Reversa LTDA. “Nós da AGPS agradecemos a todos os colaboradores, pois esse foi um trabalho de muitas mãos”, finalizou Johicy.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp