09/02/2022 às 11h41min - Atualizada em 09/02/2022 às 11h41min

​Cursos de graduação e pós-graduação da UENP retornam às aulas presenciais

Assessoria
Assessoria
A segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022, foi marcada pelo retorno das aulas presenciais dos cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), após quase dois anos do início da pandemia da Covid-19 no Brasil. Para o retorno seguro das atividades, a UENP elaborou o Protocolo de Biossegurança Institucional, que trata sobre regras de convívio, informações sobre formas de contágio e instruções de conduta diante de casos suspeitos e confirmados.

A reitora da UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, desejou boas-vindas aos estudantes e destacou a nova fase que a Universidade vivenciará com o retorno presencial das aulas. “Começamos uma nova etapa depois de dois anos de muita perseverança de toda comunidade acadêmica e agora voltamos para uma realidade que espero ser de fato duradoura, mas para que isso aconteça nós precisamos muito, além de todos os cuidados que a universidade vem tendo, da colaboração de todos, estudantes, professores e agentes universitários”, disse.

O retorno às aulas gerou muitas expectativas nos estudantes da UENP. “Voltar às aulas presenciais depois de dois anos afastada está sendo bastante animador. Creio que iremos conseguir recuperar o tempo perdido nessa pandemia, além de poder aprofundar mais os conhecimentos, com o professor presente para tirar qualquer dúvida a qualquer momento”, frisou a estudante de Odontologia, Nicole Francine da Silva.

Por ser o último ano de graduação, a acadêmica de Ciências Biológicas, Roberta Annunciato, partilha que o retorno presencial é muito especial. “Ter essa oportunidade de concluir o curso presencialmente, tendo esse contato direto com os professores que me acompanharam nos cinco anos de curso, é excepcional. Também a ansiedade de rever todos os amigos é muito grande”, destacou.

“É muito bom, finalmente, reencontrar os colegas, conhecer os alunos novos e, também, os professores, já que muitos deles só havia conhecido virtualmente. No presencial, a relação professor e aluno é muito melhor, bem como a participação”, disse a aluna de Letras, Ana Luiza de Melo. “A faculdade está sendo muito responsável quanto aos protocolos de segurança contra a Covid-19, espero que isso continue e que os alunos também se esforcem para isso, para que não haja um aumento muito significativo nos casos de Covid, apesar da vacina”, completou Ana.

Retorno Seguro
A professora do curso de Enfermagem da UENP e membro do Comitê Institucional de Contingência da Covid-19, Maria José Quina Galdino fala da importância dos cuidados pessoais nesse retorno e sobre o protocolo de biossegurança. “O plano de retorno seguro às aulas presenciais foi elaborado através de fontes oficiais e evidência científica, pois, como estamos em uma universidade, precisamos cada vez mais reafirmar o papel da ciência que foi fundamental nessa pandemia”, frisou.

A professora acentua que, para o retorno seguro das aulas, será obrigatório o uso de máscara facial cobrindo nariz e boca durante toda a permanência nas dependências da universidade. A máscara é de responsabilidade e uso individual, portanto, não deve ser compartilhada e deve ser trocada a cada três horas (máscara não cirúrgica ou de tecido) ou quatro horas (máscara cirúrgica) ou sempre que estiver úmida ou suja.

No Protocolo de Biossegurança, reitera-se a necessidade de higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%, após tossir, espirrar, usar o banheiro, manusear alimento, lixos ou objetos de trabalho compartilhados, tocar em superfícies de uso comum e antes e após a colocação da máscara, além de ter um frasco de álcool em gel 70% no bolso ou na bolsa. Também é necessário evitar aglomerações, respeitando o distanciamento físico de 1 metro das outras pessoas.

No documento, acentua-se que objetos de uso pessoal não devem ser compartilhados, que o uso de garrafas ou copos deve ser individual e as mochilas, bolsas e demais pertences não devem ser colocadas no chão. A orientação é que se mantenha os ambientes bem ventilados, com janelas e portar abertas.

Confira o Protocolo de Biossegurança AQUI

Aula Inaugural

Na quinta-feira, 3 de fevereiro, a UENP realizou, de forma online, a aula inaugural para todos os cursos de graduação da Universidade. A aula foi transmitida pelo canal da UENP no Youtube – Assista AQUI

Com o tema “Retorno Seguro às Aulas Presenciais”, a palestra foi ministrada pela professora Maria José Quina Galdino, do curso de Enfermagem da UENP e membro do Comitê Institucional de Contingência da Covid-19. Durante a palestra, foram abordados assuntos pertinentes ao retorno presencial na UENP, bem como o protocolo de biossegurança elaborado pela Universidade.

Participaram também a reitoria da UENP, Fátima Padoan, a secretária de Saúde de Cornélio Procópio, Angélica Olchaneski, e o secretário de Saúde de Bandeirantes, Wanderson de Oliveira.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp