MENU

14/02/2022 às 18h01min - Atualizada em 15/02/2022 às 00h00min

Secretaria da Comunicação Social e da Cultura avança com o programa de integridade e combate à corrupção

A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC) avançou no processo de alinhamento do plano de ação do grupo responsável pela política de combate à corrupção em 2022. O primeiro encontro setorial, na sexta-feira (11), no Palácio Iguaçu, reuniu todos os agentes que integram o Programa de Integridade e Compliance do órgão e de suas vinculadas – Biblioteca Pública do Paraná, Centro Cultura Teatro Guaíra, Rede Paraná Educativa, E-Paraná Comunicação e Palco Paraná

AEN
https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Secretaria-da-Comunicacao-Social-e-da-Cultura-avanca-com-o-programa-de-integridade-e
Secretaria da Comunicação Social e da Cultura avança com o programa de integridade e combate à corrupção


Rosemeiry Tardivo
seg, 14/02/2022 - 18:01

14/02/2022 - 18:01


Coordenado pela Controladoria-Geral do Estado, programa é uma das principais estratégias do Governo do Paraná para prevenir corrupção e condutas indevidas. Projeto já está implantado em 35 órgãos, entidades e suas unidades.


A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC) avançou no processo de alinhamento do plano de ação do grupo responsável pela política de combate à corrupção em 2022. O primeiro encontro setorial, na sexta-feira (11), no Palácio Iguaçu, reuniu todos os agentes que integram o Programa de Integridade e Compliance do órgão e de suas vinculadas – Biblioteca Pública do Paraná, Centro Cultura Teatro Guaíra, Rede Paraná Educativa, E-Paraná Comunicação e Palco Paraná. Cada Núcleo de Integridade e Compliance Setorial (NICS) é composto, no mínimo, por um agente de Compliance, um agente de Controle Interno, um agente de Transparência e um agente de Ouvidoria.



Diretor-geral da SECC, Diego de Oliveira Nogueira ressaltou a importância da integração adequada entre os Núcleos de Integridade e Compliance, sobretudo para garantir o aperfeiçoamento dos trabalhos, além do desenvolvimento de ações em conjunto na busca por prevenir, eliminar e mitigar riscos dentro da secretaria.



“A reunião serviu para estruturarmos a atuação do grupo, buscando cada vez mais a excelência da secretaria no compromisso com a ética, integridade dos processos e combate à corrupção. Comemoramos o fato de a Biblioteca Pública do Paraná ser a unidade mais recente a incorporar o Plano de Integridade, com orientações para prevenir ou reduzir riscos. A meta agora é chegar às demais vinculadas”, disse Nogueira.





NOVA CULTURA - O Programa de Integridade e Compliance, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), é uma das principais estratégias do Governo do Paraná para prevenir corrupção e condutas indevidas, e está sedimentando nova cultura no serviço público. O projeto já está presente em 35 órgãos, entidades e suas unidades. Por meio do programa, estabelecido pela Lei 19.857/2019, a administração, direta e indireta, deve avaliar os riscos de suas funções, com relação a atos ilegais ou a gargalos que prejudiquem o serviço público.





O mapeamento é feito por meio de entrevistas reservadas com servidores e formulários anônimos encaminhados aos Núcleos. A partir disso, a coordenadoria e o agente de Compliance lotado no órgão ou entidade em que se fez o levantamento elaboram o Plano de Integridade, com sugestões de redução ou extinção dos riscos ou vulnerabilidades.



PRESENÇAS – Participaram da reunião a chefe de Núcleo de Integridade e Compliance da SECC, Samia Yasmim Yousseif Duque Regniel de Lima; o Controle Interno da SECC, José Garcia de Oliveira; os agentes de Compliance e Controle Interno da Biblioteca Pública do Paraná, Angelo Laertes; do Centro Cultural Teatro Guaíra, Camille Spejorin Cordeiro e Gilberto José Dalles Carbonar; da RTVE, Josiane da Conceição e Alessandra Laginski Cobra; da E-Paraná, Mário Rafael Venção de Sá e Henrique Gonzales Stela; e da Palco Paraná, Carolina Loch.
















Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Secretaria-da-Comunicacao-Social-e-da-Cultura-avanca-com-o-programa-de-integridade-e
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para presidente do Brasil?

74.5%
16.7%
1.5%
0.9%
0.6%
2.1%
0.3%
0.3%
0.3%
0.6%
2.3%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp