21/02/2022 às 18h16min - Atualizada em 21/02/2022 às 18h16min

Turismo do Norte Pioneiro é foco para investimento no Paraná

Em reunião foram apresentados os caminhos para a captação de investimento e o programa de qualificação da ATUNORPI

Assessoria
Assessoria Atunorpi
Em recente reunião bimestral ordinária da Atunorpi (Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná), realizada nesta quinta-feira (17) na cidade de Siqueira Campos, reuniu lideranças dos municípios na área do turismo e tratou dentro os assuntos, dos investimentos em parceria entre poderes públicos e privados para alavancar o turismo no Norte Pioneiro.

Durante a reunião, a palestra principal foi com o especialista da Secretaria de Planejamentos e Projetos Estruturantes do Governo do Estado, Pedro Luís Sá Teles Andrade. “O turismo está muito mais forte do que vocês possam imaginar. A bola da vez hoje é o turismo”, destacou durante sua fala.

Houve um destaque especial com a apresentação do programa Turismo em Foco em parceria com Senac/Fecomércio. Luciana de Souza Valgrande, Técnica de Relações com o Mercado detalhou o programa para os presentes. Eliseu Rocha, Presidente do GT Religioso falou também sobre a Rota do Rosário e o turismo da região.

O workshop: programa de fomento ao desenvolvimento turístico através da aplicação de recursos da administração pública em áreas particulares que caracterizem potencial turístico relevante ao município. Durante a apresentação, Pedro falou sobre as possibilidades.

“O Angra Doce tem muitas propriedades privadas e aí pergunta, como é que o município pode gastar recurso público em uma área privada, isso é impossível? Não, não é impossível, desde que bem preparada”.

De acordo com Pedro, “para que a prefeitura possa utilizar recurso público em uma área privada, não basta o prefeito querer, ir lá e gastar, vai responder. Aqui a proposta é criar um programa através de uma lei com todas as diretrizes, inclusive como o proprietário de uma área privada vai participar”, frisou.

“A lei aqui está dizendo, proprietário de área privada pode participar, aderir ao programa, desde que cumpra os seguintes requisitos: conceder o uso da área necessária para implantação do atrativo, tornando-a de acesso livre ao público por um período de tempo determinado, apresentar documentação necessária, em processo de chamamento público, é importante que tenha esse chamamento para dar oportunidade a todos para não beneficiar A ou B”, detalhou.

Segundo Pedro, as prefeituras podem elaborar projetos de obras de terraplanagem, construção de banheiros, fossas sépticas, bebedouros, decks, habilitar as vias de acesso aos atrativos, auxiliar no planejamento e no licenciamento de trilhas, realizar estudos de impacto ambiental e definir a capacidade de carga, quando necessário e divulgar os atrativos e as empresas que patrocinarão a construção dos benefícios. “Cada prefeitura vai adaptar à sua realidade”, disse.

Na mesma oportunidade o presidente da Atunorpi, Welington Bergamaschi destacou a fala do especialista da Secretaria de Planejamentos e Projetos Estruturantes do Governo do Estado, mas também falou sobre a importância da atualização do MAPA do Turismo, além de uma breve explanação dos projetos da Atunorpi.

"Na palestra do senhor Pedro Teles, fica demonstrado, perfeitamente as necessidade e possibilidades que nossos municípios passam. Não somos diferentes, essas ações são replicadas em outros locais pelo Brasil afora. Estamos adequando as ações dentro da Lei e criando esboços que foram apresentados no dia de hoje para o crescimento do Turismo Regional.", finalizou Welington.

Atunorpi- Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015. Ela é uma Instância de Governança Regional, responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região do Norte Pioneiro é integrada por 16 municípios que estão inseridos no Mapa do Turismo Nacional do Ministério do Turismo: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp