MENU

24/07/2020 às 16h25min - Atualizada em 25/07/2020 às 00h03min

Como se preparar para uma consulta on-line

O isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus alterou muito a rotina de todos. Uma das mudanças está nos cuidados gerais com a saúde, que, apesar da pandemia, não podem parar. Muitos profissionais das áreas da saúde passaram a oferecer a seus pacientes a possibilidade de fazer consultas on-line, seja com um terapeuta, um dentista ou outras especialidades médicas. Esse suporte é essencial para cuidar da saúde.

DINO
https://www.agendaconsulta.com

O isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus alterou muito a rotina de todos. Uma das mudanças está nos cuidados gerais com a saúde, que, apesar da pandemia, não podem parar. Pensando nisso, muitos profissionais das áreas da saúde passaram a oferecer a seus pacientes a possibilidade de fazer consultas on-line, seja com um terapeuta, um dentista ou outras especialidades médicas.

Esse suporte é essencial para cuidar da saúde física e mental, especialmente neste momento em que muitas pessoas estão isoladas em casa. Mas para garantir a eficiência de uma consulta on-line, é preciso se adaptar e estar bem preparado. É possível aprender o que é, como funciona e como se preparar para uma consulta on-line para começar a aproveitar os benefícios dessa nova forma de atendimento.

O que é uma consulta on-line?

Como o próprio nome diz, uma consulta on-line é aquela que acontece de forma virtual. O paciente pode estar em sua casa (ou outro lugar), enquanto o médico o atende em seu consultório (ou até mesmo de casa também), através de plataformas virtuais. A consulta remota ainda não tem regulamentação própria no Brasil, mas, diante do atual cenário da pandemia da COVID-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) está permitindo consultas pela internet.

De acordo com o órgão, estão permitidas as seguintes práticas:
Teleorientação: orientação e encaminhamento de pacientes à distância;
Teleinterconsulta: atendimento para troca de informações entre médicos;
Telemonitoramento: monitoramento dos pacientes à distância para realizar o acompanhamento e oferecer assistência.

É importante lembrar que a consulta on-line tem a mesma validade do atendimento presencial. Isso significa que receitas com prescrição de medicamentos serão normalmente aceitos em farmácias e o atestado também tem valor legal.

Como funciona uma consulta on-line?

A utilização da videoconferência em larga escala nos últimos meses indica que grande parte das pessoas já está familiarizada com esse tipo de plataforma. Mas quem ainda é "novato" nessa prática pode ficar tranquilo. Ter atendimento por meio da telemedicina é muito simples. Com o suporte de plataformas virtuais, equipamentos eletrônicos (como o celular e o computador) e um médico preparado para esse tipo de atendimento, qualquer pessoa pode fazer uma consulta on-line. Essa consulta pode acontecer em diferentes formatos.

Consulta Simultânea

Na consulta on-line simultânea, médico e paciente conversam ao mesmo tempo, em uma videochamada. Além da opção de consulta por chamada de vídeo, o paciente também pode receber atendimento por outros aplicativos de comunicação.

Consulta via Mensagem

Nesse formato, o paciente envia suas questões ao médico e elas serão respondidas posteriormente. Este tipo de atendimento pode acontecer via mensagens de WhatsApp e também em outros meios de comunicação virtuais, como o e-mail.

Quais os benefícios de fazer uma consulta remota?

Além da facilidade de cuidar da saúde sem precisar de casa, a teleconsulta permite ao paciente escolher entre médicos de todo o Brasil e não apenas os que estão na sua cidade. Todo o processo é bastante dinâmico, simples e com diagnósticos seguros. O paciente ainda evita filas e aglomerações em clínicas e hospitais o que, neste momento, representa um cuidado a mais com a própria saúde, evitando riscos de contaminação pelo coronavírus.

Afinal, como se preparar para uma consulta on-line?

Para entender o que é, e como funciona, basta seguir as quatro dicas de como se preparar para uma consulta on-line e ficar mais tranquilo em relação ao atendimento.

1. A escolha do profissional para o atendimento

Nem todos os médicos realizam consultas on-line. Portanto, o paciente deve se informar sobre os profissionais da especialidade desejada que já estão fazendo esse tipo de atendimento. Além disso, é importante buscar referências e, se possível, dar preferência a profissionais já conhecidos, já que ter confiança deixa o paciente mais confortável durante o teleatendimento.

2. Usar uma boa plataforma de chamada de vídeo

A plataforma escolhida para fazer a consulta on-line precisa ser segura e de qualidade. Quando se fala em atendimento de saúde, a busca por praticidade, acolhimento e privacidade são características que também devem estar presentes no universo digital. Antes de fazer o atendimento, é preciso entender como funciona a plataforma escolhida, quais os recursos disponíveis e conhecer a opinião de outros usuários. É possível encontrar ferramentas bastante simples e intuitivas, como a Agenda Consulta.

3. Verificar a qualidade da internet

Como a maioria das consultas on-line é realizada através de chamadas de vídeo, é importante ter uma boa conexão para evitar quedas e interrupções que podem prejudicar o atendimento. Planos de internet banda larga fibra ótica costumam ser uma boa opção, pois garantem mais estabilidade e velocidade durante a navegação. .

4. Saber sobre as formas de pagamento

Antes de agendar uma consulta online é preciso verificar as formas de pagamento aceitas na plataforma escolhida. Assim, pode se organizar melhor e receber o atendimento necessário, sem pesar no orçamento.

Como marcar um atendimento on-line. Passo a passo.

Existem diferentes opções para quem procura pelo teleatendimento médico. Na plataforma Agenda Consulta, por exemplo, além de agendar a consulta pela internet, o paciente recebe atendimento on-line, no conforto de sua casa, sem precisar enfrentar trânsito e filas.

A seguir, o passo a passo para marcar sua consulta no site ou no aplicativo:

Acesse o site https://www.agendaconsulta.com/;
Clique em "Cadastre-se";
Na página seguinte, informe seus dados, como nome e telefone, e cadastre uma senha;
Leia os termos de uso, antes de aceitar, e clique em "Cadastrar";
Acesse https://app.agendaconsulta.com/login.html e faça seu login;
Escolha a especialidade desejada e marque sua consulta.

Conforme já visto, é bem simples fazer consultas online. Seguindo as dicas demonstradas aqui é possível ficar mais seguro para continuar cuidando da saúde sem complicações.



Website: https://www.agendaconsulta.com
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp