03/03/2022 às 11h04min - Atualizada em 03/03/2022 às 11h04min

​Professor da UENP, Lucken Luccas, conquista Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq

Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção

Assessoria
Assessoria
O professor Lucken Bueno Luccas, doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática e docente de Ciências Biológicas - Campus de Cornélio Procópio e Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), conquistou Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq. O financiamento é destinado a pesquisadores que se destacam pela produção científica dentre seus pares, buscando valorizar, segundo critérios normativos estabelecidos pelo CNPq, o trabalho realizado pelo cientista.

O projeto de pesquisa do professor intitulado “Avaliação da aprendizagem no Ensino de Ciências a partir da Axiologia”, submetido à Chamada 04/2021, foi aprovado e, com o resultado, o docente, que também é chefe da divisão de acompanhamento de cursos e Programas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG), passará à categoria de Bolsista de Produtividade PQ 2.  

As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa. 

O professor Lucken partilha que a bolsa de produtividade do CNPq se traduz em um importante reconhecimento das atividades que ele tem desenvolvido em termos de produção intelectual e formação de recursos humanos. “Esse reconhecimento chega como um bálsamo em tempos de tanta pressão e restrição à carreira acadêmica, sobretudo para um pesquisador que se dedica à formação docente, temática culturalmente descentralizada dos grandes investimentos e prioridades. Por isso, a felicidade e a satisfação são imensas por essa conquista!”, disse.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Vanderléia Oliveira, cumprimenta o professor Lucken, em nome da Universidade, pela aprovação da bolsa. Ela destaca que “o resultado revela a competência e comprometimento do docente, envolvido em variadas atividades de ensino e pesquisa, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Para UENP, é um orgulho poder contar com pesquisadores comprometidos e reconhecidos nas mais diversas instâncias, o que demonstra a qualidade de seus trabalhos", acentuou.

Agradecimento
O professor Lucken faz questão de recordar, com profundo agradecimento, o relevante papel da UENP e dos professores que conheceu na Instituição. “Me graduei na UENP, percorri o itinerário do stricto sensu e retornei como efetivo. Sem os formadores que tive, todos eles, nenhuma conquista seria possível. Devo agradecer a UENP e, principalmente, as pessoas que estão na UENP, amigos da graduação e da pós-graduação. Não tenho dúvidas de que foi por meio dessa Instituição e do trabalho em equipe que essa bolsa chegou”.

Lucken destaca ainda que a aprovação da bolsa é mérito de todo um grupo (Ciências Biológicas CCP e Mestrado em Ensino) que trabalha com muita competência e dedicação. “Por isso, agradeço imensamente a todos! Como disse aos colegas, fez todo o sentido para mim a máxima de Aristóteles: “As raízes do estudo são amargas, mas seus frutos são doces”. Esse resultado, eu sei, prenuncia ainda mais dedicação e resultados. Vamos em frente!”, finalizou.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp