14/03/2022 às 12h59min - Atualizada em 14/03/2022 às 12h59min

​Rota do Rosário integra programa Pedala Paraná e recebe sinalização turística

Pedala Paraná é um programa do governo estadual lançado em 2021 que busca incentivar o ciclismo e fomentar o turismo no Estado do Paraná

Assessoria Atunorpi
Assessoria Atunorpi
O programa Pedala Paraná, lançado ainda em 2021 pelo governo do estado, agora visa abranger o Norte Pioneiro por meio dos caminhos ciclísticos da Rota do Rosário. O Pedala Paraná busca incentivar o ciclismo e fomentar o turismo.

Na região turística do Norte Pioneiro o trabalho é organizado em parceria com a Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná – Atunorpi. É um trabalho desenvolvido com os 22 municípios da Rota do Rosário, sendo 12 municípios oficiais e os 10 municípios de apoio.

Recentemente o presidente da Atunorpi, Welington Bergamaschi visitou a Fundação de Esportes de Cornélio Procópio (FECOP) onde foi recepcionado pelo Presidente Valdir Bueno, o Diretor de Turismo Rogério Alves e representantes das Secretarias da Educação, Cultura e Atletismo do município.

“Mais tarde, também conversamos com o Secretário Municipal Geraldo Alvez, também apresentando o projeto que pretende fomentar ainda mais o turismo na Rota do Rosário. Estamos fazendo um trabalho com todos os municípios para criar a primeira Rota Ciclística Turística da Pedala Paraná”, destacou Welington.

O coordenador técnico do Pedala Paraná, Adir Romeo, destacou a relevância do programa e a criação da primeira Rota Ciclística Turística no Norte Pioneiro. “Nós estamos em contato com o presidente Welington para alinhar um modelo para fazer o gerenciamento e a distribuição das informações técnicas para construir as ciclorotas dentro dessa proposta da presidência”, disse.

“Estamos sofrendo uma mudança técnica agora a partir do dia 20 de março e vamos lançar um modelo novo com manual todo articulado e com isto o processo vai se integrar e vamos levar esse novo modelo e estrear com a ciclo Rota do Rosário que contempla esses 22 municípios e pode se estender até mais. Estamos com articulação do presidente Welington para que possamos organizar todo este processo que vai trazer desenvolvimento social, área de negócios, atender ao turismo, esporte, a cultura e a educação ambiental de todo este norte velho que é importantíssimo para o estado do Paraná”, frisou Adir.

No fim da tarde, o presidente ainda passou por Santa Mariana e em conversa com o Secretário de Esportes Marcos Donan e a Secretária de Turismo Lilian Amadeu, debateram sobre a importância do projeto e a integração do Esporte e Turismo para a implantação desta rota ciclística.

Atunorpi- Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015.  É a Instância de Governança Regional responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região é integrada por 18 municípios: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp