MENU

25/03/2022 às 16h59min - Atualizada em 26/03/2022 às 00h55min

Deppen e Narcóticos Anônimos discutem retomada de atendimento no sistema prisional

O Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) e o Narcóticos Anônimos (NA) iniciaram nesta sexta-feira (25) as tratativas para o retorno da atuação do programa no sistema prisional. Desde março de 2020, o trabalho havia sido interrompido por conta da pandemia

AEN
https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Deppen-e-Narcoticos-Anonimos-discutem-retomada-de-atendimento-no-sistema-prisional


Deppen e Narcóticos Anônimos discutem retomada de atendimento no sistema prisional


Rosemeiry Tardivo
sex, 25/03/2022 - 16:59

25/03/2022 - 17:00


Atividades estão suspensas desde março de 2020 por causa da pandemia. Previsão é que sejam retomadas ainda neste primeiro semestre. Programa oferece aos presos a oportunidade de recuperação dos vícios por meio de um programa de doze passos.


O Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) e o Narcóticos Anônimos (NA) iniciaram nesta sexta-feira (25) as tratativas para o retorno da atuação do programa no sistema prisional. Desde março de 2020, o trabalho havia sido interrompido por conta da pandemia. A previsão é que as atividades sejam retomadas ainda neste primeiro semestre.



O programa do NA oferece aos presos a oportunidade de recuperação dos vícios por meio de um programa de doze passos, entre eles, o apoio dos colegas, religião, perdão, leitura e a participação regular em reuniões de grupo. O trabalho será retomado inicialmente em quatro unidades penais: masculina, feminina, público LGBTQIA+, além de uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).





“Nossa expectativa é que possamos contribuir para a melhoria das inter-relações desses presos dentro das unidades penais tornando o ambiente mais acessível e harmonioso com menos risco à segurança”, relata a coordenadora da Política da Diversidade e Grupos Específicos do Deppen, Sandra Duarte.





Os grupos irão se reunir presencialmente nas unidades penais, uma vez por semana. A reunião será comandada pelo NA, em conjunto com a equipe técnica do Deppen, que oferecerá suporte psicológico aos presos.



Para Sandra, o trabalho do NA é fundamental para que a ressocialização do detento ocorra de modo eficiente. "É um suporte muito importante para os presos não só no tratamento contra as drogas, mas no alcoolismo também”, disse. Ela acredita que o resultado será a redução da ansiedade e a diminuição de casos de sintomas de abstinência nas unidades penais.
















Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Deppen-e-Narcoticos-Anonimos-discutem-retomada-de-atendimento-no-sistema-prisional
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para presidente do Brasil?

73.8%
18.1%
1.4%
0.4%
0.7%
1.8%
0.4%
0.4%
0.4%
0.4%
2.5%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp