MENU

28/03/2022 às 11h26min - Atualizada em 28/03/2022 às 11h26min

Fábio Neia e Ricardo Campos são eleitos para os cargos de reitor e vice da UENP

Assessoria
Assessoria
Os professores Fábio Antonio Neia Martini e Ricardo Aparecido Campos foram eleitos para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em eleição realizada na sexta-feira (25/03). A chapa obteve 50,65% dos votos válidos. O resultado da consulta à comunidade foi divulgado ainda na madrugada de sábado (26/03), após apuração dos votos, que aconteceu no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), do Campus de Jacarezinho.

Neste ano, duas chapas concorreram à eleição. Além da chapa eleita, disputaram o pleito o professor Éderson Marcos Sgarbi e a professora Anália Maria Dias de Góis Picelli, que formaram a chapa Sgarbi e Anália Maria, e obtiveram 47,55% dos votos válidos.

O professor Fábio Neia agradeceu a comunidade acadêmica pela confiança depositada em sua chapa. “Agradeço a todos os docentes, discentes e agentes universitários que votaram e que nos conduziram ao cargo de reitor e vice-reitor pelo quadriênio de 2022 a 2026. A partir de agora a Universidade é uma só, não há mais duas chapas, não existe mais oposição. Nós sempre vamos colocar a UENP em primeiro lugar”, ressaltou.

Ricardo Campos agradeceu a todos os que acreditaram e votaram nessa eleição. “Foi uma disputa leal. Agradeço a todos os votos de confiança para que nos próximos quatro anos possamos estar juntos fazendo com que a UENP cresça sempre mais. Obrigado a todos que confiaram em nós”, disse.

A reitora da UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, parabenizou a chapa eleita. “Desejo muito sucesso aos professores Fábio Neia e Ricardo Campos nessa nova etapa de suas vidas. Que possam concretizar as propostas e o planejamento que têm para gestão que sonharam nesse percurso eleitoral. Parabenizo também a chapa composta pelos professores Éderson Sgarbi e Anália Maria pela grande campanha realizada. Que a partir de agora, todos possamos continuar lutando juntos, buscando sempre o melhor para a nossa Universidade”

Votação
A votação foi realizada na sexta-feira, das 14h às 22h, nos três campi da UENP. Foram 28 seções de votação, sendo 6 em Bandeirantes, 7 em Cornélio Procópio e 15 em Jacarezinho. Puderam votar docentes, agentes universitários e discentes.

Após o término da votação, todas as urnas foram encaminhadas para o auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), do Campus de Jacarezinho, onde aconteceu a apuração e divulgação do resultado. A apuração teve início às 23h55 e foi até 3h30 da manhã.

Dos 427 professores aptos ao processo, 367 votaram. 56,13% votaram na chapa Fábio Neia e Ricardo Campos; 41,96%, na chapa Sgarbi e Anália Maria. Dos 5242 alunos da Universidade, 1364 compareceram para o processo eleitoral. 36,36% votaram na chapa Fábio Neia e Ricardo Campos; enquanto 62,90%, na chapa Sgarbi e Anália Maria. Dos 161 agentes universitários, 127 foram às urnas. 39,37% votaram na chapa Fábio Neia e Ricardo Campos; 58,26%, na chapa Sgarbi e Anália Maria. Brancos e nulos de todas as categorias somaram 20 votos.

O presidente da Comissão Eleitoral para a Consulta à Comunidade Universitária, professor Renato Bernardi, pontua que o destaque do pleito ficou para a conduta dos candidatos que se comportaram de modo exemplar em respeito à ética, à Legislação e, em especial, à dignidade de todos os presentes, inclusive a dignidade um do outro. “Isso foi um fator decisivo para que as eleições ocorressem de forma tranquila, o que deixou a comunidade acadêmica mais tranquila, e os resultados foram altamente positivos, a democracia saiu vencedora”.

O professor Bernardi agradeceu o trabalho da Comissão Eleitoral e destacou que, sem a colaboração de todos, não seria possível a realização da consulta à Comunidade Universitária. “A comissão está de parabéns. Sem esses valorosos membros, a eleição não teria sido como foi de forma muito tranquila. Muita gente participou de tudo isso, divisão acadêmica, motoristas, justiça eleitoral. Muita gente esteve envolvida e o sucesso está aí. A democracia garantiu todo o pleito de forma bastante tranquila”.

O Conselho Universitário deverá se reunir nos próximos dias para ratificar o resultado da consulta e compor a lista tríplice para reitor e vice-reitor que será encaminhada ao Governo do Estado para aprovação e nomeação. A posse dos eleitos deverá ocorrer em julho deste ano, quando se encerra o mandato da reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan e do vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa.

Chapa eleita
Fábio Antonio Néia Martini possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Paraná e doutorado pela Universidade Tras os Montes e Auto Douro - Vila Real – Portugal, com processo de revalidação pela UFRN. Atualmente é professor titular do curso de Fisioterapia da UENP e exerce o cargo de diretor do Campus de Jacarezinho.

Ricardo Aparecido Campos é doutor, mestre, especialista e graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é docente efetivo na Graduação de Geografia da UENP e vice-diretor do Cornélio Procópio.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para presidente do Brasil?

73.3%
17.4%
1.3%
1.0%
0.6%
2.3%
0.3%
0.3%
0.3%
0.6%
2.6%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp