MENU

04/04/2022 às 11h00min - Atualizada em 04/04/2022 às 11h00min

Professores da UENP estão entre os pesquisadores mais influentes da América Latina

Levantamento avalia individualmente cada pesquisador, com base no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica

Assessoria
Divulgação
Professores da Universidade Estadual do Norte do Paraná foram classificados entre os 20 mil cientistas mais influentes da América Latina pelo ranking AD Scientific Index (Alper Doger Scientific Index). O ranking internacional enfatiza a produtividade científica dos pesquisadores de universidades ao redor do mundo.

Entre os docentes da UENP, o destaque é o professor Fábio Rodrigues Ferreira Seiva, do Centro de Ciências Biológicas, Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes, que está entre os 10 mil cientistas mais influentes do Brasil e da América Latina (AL). No sistema de pontuação H-index, Fábio está na posição 5807 do ranking brasileiro, dentre 33479 cientistas. Na América Latina, de 58492 cientistas, está na posição número 8598.

Dentre os 20 mil mais influentes da AL, a UENP possui outros três professores indexados: Rone Batista de Oliveira (CLM/CCA/Mestrado em Agronomia); Antonio Stabelini Neto (CJ/CCS/Mestrado em Ciência do Movimento Humano); e Ana Maria Conte (CLM/CCA- aposentada). Considerando a lista mais ampla de cientistas indexados, outros 15 docentes de diversas áreas do conhecimento da UENP estão listados. No ano anterior, ao todo, 18 professores estavam na lista.

A UENP ficou ranqueada em 204º lugar no Brasil e 531º na América Latina. No geral, o Índice Científico inclui 216 países e mais de 15 mil universidades, no âmbito da América Latina, são 1668 universidades de 34 países.

“A presença da UENP neste ranking reflete a política de fomento à pesquisa da instituição e evidencia a competência científica dos docentes e os esforços enviados na divulgação dos trabalhos”, pontua a diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UENP, Christiane Luciana da Costa.

Pesquisadores indexados

A UENP possui 19 pesquisadores de diversas áreas do conhecimento indexados pela AD Scientific Index. Configuram na lista os professores Fábio Rodrigues Ferreira Seiva (CLM/CCB) Rone Batista de Oliveira (CLM/CCA/Mestrado em Agronomia); Antonio Stabelini Neto (CJ/CCS/Mestrado em Ciência do Movimento Humano); Ana Maria Conte (CLM/CCA- aposentada); Carla Cristiane da Silva (CJ/CCS/Mestrado em Ciência do Movimento Humano); Maria José Quina Galdino (CLM/CCB); Oriel Tiago Kölln (CLM/CCA/Mestrado em Agronomia); Débora Alves Guariglia (docente CRES/CJ/CCS/Mestrado em Ciência do Movimento Humano); Ricardo Castanho Moreira (CLM/CCB); Acácio Fuziy (CJ/CCS); Mayra Costa da Cruz Gallo de Carvalho (CLM/CCB/Mestrado em Agronomia); Marco Aurélio Mori (docente CRES/CCP/CCHE); Raphael Gonçalves de Oliveira (CJ/CCS/ Mestrado em Ciência do Movimento Humano); Thales Ricardo Rigo Barreiros (CLM/CCA); Rogério Salvador (CLM/CCA); Marcio Seiji Suganuma (docente CRES/CCP/CCHE); Mahara Proença (docente CRES/CJ/CCS/Mestrado em Ciência do Movimento Humano); Marcelo Juliano Moretto (docente CRES/CJ/CCS); Erika Cosendey Toledo de Mello Peixoto (CLM/CCA/Mestrado em Agronomia).

 AD Scientific Index

O levantamento avalia individualmente cada pesquisador, com base no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica. O AD Scientific Index combina indicadores como o índice h, que considera o número de citações recebidas pelas publicações e o indice i10, que contabiliza os artigos com 10 ou mais citações, tomando como fonte o Google Acadêmico, uma das principais plataformas para a pesquisa de literatura acadêmica e científica.

A Avaliação envolve 12 categorias: Agricultura e Silvicultura; Artes, Design e Arquitetura; Negócios e Gestão; Economia e Econometria; Educação, Engenharia e Tecnologia; História; Filosofia; Teologia; Direito e Estudos Jurídicos; Ciências Médicas e da Saúde; Ciências Naturais; e Ciências Sociais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para presidente do Brasil?

76.4%
15.7%
1.3%
0.8%
0.5%
1.8%
0.3%
0.3%
0.3%
0.5%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp