07/04/2022 às 14h31min - Atualizada em 07/04/2022 às 14h31min

​Atunorpi se reúne com outras regiões turísticas em ação de regionalização com foco em benchmarking

Encontros aconteceram na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral Paranaense

Assessoria
Assessoria Atunorpi
Os representantes das Instâncias de Governança Regionais (IGR) Norte Pioneiro (Associação Turística do Norte Pioneiro – Atunorpi) fizeram algumas viagens e reuniões recentemente para troca de experiências entre regiões turísticas do Paraná. A comitiva esteve na sede da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de São José dos Pinhais onde fizeram a troca de experiências com a IGR Rota do Pinhão para fortalecer as duas IGRs.

Durante as viagens a comitiva esteve ainda no litoral do estado, em Pontal do Paraná com a Adetur Litoral e representantes da prefeitura local com o mesmo intuito de troca de experiências e para a regionalização com foco em benchmarking entre regiões turísticas do estado.

Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) os representantes da Atunorpi foram recebidos pelo secretário Adriano Melim e pela equipe do Conselho de Turismo de São José dos Pinhais. O presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos também participou do encontro que teve visitas técnicas a uma vinícola e uma cervejaria no Caminho do Vinho, além da apresentação do Projeto do Parque Ecológico CAMPO MAGO, em Campo Magro.

Já no litoral os participantes puderam conhecer as ações do Conselho Municipal de Turismo de Pontal do Paraná que é considerado um case de sucesso no estado e com isto adaptar as ações para formalização do Comtur Regional do Norte Pioneiro.

A ação de benchmarking é quando é utilizado o processo de comparação em busca das melhores práticas para adaptar e implementar pontos fortes de outras organizações que possuem excelência em determinada área, justamente o que os representantes da Atunorpi acompanharam no litoral e na RMC.

Patrícia Assis, executiva da Adetur Litoral comentou sobre a importância dos encontros. “Essa ação de benchmarking, esse intercâmbio de conhecimento entre região turística Norte Pioneiro e Litoral foi muito efetivo e pode sim ser considerado um sucesso, com uma ação modelo a ser seguida no estado do Paraná por outras governanças”, destacou.

O Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de São José dos Pinhais, Adriano Melim classificou o encontro como importante para todos. "A reunião de diferentes regiões turísticas é um passo importante para todos se desenvolverem. Ficamos muito entusiasmados com a visita e a troca de experiências que tivemos com a Atunorpi. Junto com a Prefeita Nina Singer estamos trabalhando para desenvolver o turismo de São José dos Pinhais e poder levar nossa experiência para outras regiões foi uma ótima oportunidade de reforçar isso”, destacou.

Ainda segundo o secretário, “a troca de experiências é fundamental para o nosso estado crescer nesse segmento do turismo. Também trabalhar em conjunto com a iniciativa privada é muito importante. Nossa equipe da Sictur está de portas abertas para colaborar com a Atunorpi. Sempre são bem vindos na nossa São José dos Pinhais”, finalizou.

“Esse intercâmbio, essa troca de experiências e conhecimento é com foco na incorporação dessas melhores práticas de gestão, inovação e estratégia de mercado. Essa ação de benchmarking está linkada com essa realização dessas visitas técnicas para destinos que consideramos referenciais para se trabalhar, para se tirar o que podemos ali de informações para serem aplicadas na nossa região”, destacou Patrícia Assis, executiva da Adetur Litoral.

“É um trabalho que traz vivências e excelência para produzir experiências para que esta metodologia seja desenvolvida da melhor forma possível dentro da região turística do Norte Pioneiro do Paraná”, finalizou. O Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pontal do Paraná, Gilberto Keserle também falou a respeito.

“Quando temos essa ação, essa visita técnica que recebemos aqui em Pontal do Paraná é de suma importância para essa integração e essa troca de conhecimento e de experiências entre as IGRs que compõe a regionalização do nosso estado. Isto é fundamental na medida em que não só quem visita, mas como quem também é visitado sempre tem alguma coisa a oferecer para a outra parte. Ficamos muito felizes e muito satisfeitos em recebê-los aqui e agradecemos a esta ampla parceria que envolve a Atunorpi, a Adetur Litoral e a prefeitura de Pontal do Paraná”, destacou.

“Essas reuniões e visitas técnicas, para troca de experiência, são fundamentais, pois fortalecem todos os envolvidos e ajudam no amadurecimento ainda mais do turismo que buscamos para a região. É esse fortalecimento que garante um horizonte de crescimento sustentável na geração de trabalho e renda", destacou o presidente da Atunorpi, Wellington Bergamaschi.

Atunorpi- Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015.  É a Instância de Governança Regional responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região é integrada por 18 municípios: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp