15/04/2022 às 15h23min - Atualizada em 15/04/2022 às 15h23min

​Região quer o Samu gerido pelo Cisnorpi

Precariedade do sistema compromete qualidade dos serviços prestado na região da Amunorpi

Tribuna do Vale
Com Claubinho Souza
Tribuna do Vale
Uma reunião, realizada, na manhã desta sexta-feira (14), em Jacarezinho, escancarou a precariedade dos serviços prestados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), cuja sede é em Cornélio Procópio, administrado pelo Cisnop – Consórcio Intermunicipal de Saúde que reúne os municípios daquela microrregião.

As lideranças ligadas à Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), que reúne os municípios ligados às 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, há muito reivindicam a criação de um núcleo de gestão do Samu desvinculado de Cornélio Procópio.

Foi justamente para debater esses problemas que atingem diretamente as cidades da 19° Regional de Saúde é que a reunião foi realizada. O objetivo é buscar informações sobre as situações que estão acontecendo na gestão do Samu Norte Pioneiro.

Participaram o diretor da 19ª Regional, Marcelo Nascimento, o presidente do CRESEMS – Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde, Odair de Oliveira, o secretário Municipal de Saúde de Jacarezinho, João Lucas Thabet Venturini e Wagner Silva de Oliveira Junior.

Na oportunidade foi feito um relato da situação em que se encontra esse importante serviço de atendimento à população, com vários problemas, principalmente envolvendo os colaboradores não estão sendo valorizados e respeitados a seus direitos, entre os quais, salários incompatíveis com a função. Atrasos de pagamentos, entre outros. Isso tem causado uma falta de motivação geral por parte dos médicos, enfermeiros e condutores.

Não bastasse a situação financeira – salários baixos e falta de pagamento, falta de manutenção em viaturas e na estrutura física, existem outros aspectos profissionais a serem resolvidos.

Foi anotado os principais pontos elencados, com o compromisso de buscar maiores informações junto aos gestores e viabilizar os resultados com urgência.

É consenso da região que a solução do problema é a desvinculação do Samu que atua na região da Amunorpi da gestão do serviço vinculado à Amunop, regional de Cornélio Procópio.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp