22/04/2022 às 16h47min - Atualizada em 22/04/2022 às 16h47min

19ª Regional de Saúde realiza reunião sobre aumento dos casos de dengue

Redação
Divulgação
A 19ª Regional de Saúde com sede em Jacarezinho, realizou nesta quarta-feira (20) com técnicos dos 22 municípios que compõe o órgão para tratar sobre o aumento exponencial dos casos de dengue na região.

Segundo o chefe da 19ª RS, Marcelo Nascimento e Silva, foi discutitdo a necessidade de ações contundente dos municípios na renovação de criadouros.

"Também discutimos sobre a necessidade de já preparar a atenção em saúde dos municípios para receber os paciente que contrariem o vírus, com um manejo clínico adequado para evitar que os pacientes evoluam para um quadro mais gravoso da doença", destacou Marcelo.

Dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.

Todos os quatro sorotipos de dengue 1, 2, 3 e 4 podem produzir formas assintomáticas, brandas e graves, incluindo fatais.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp