00h45 – Portela fecha participação dentro do tempo
A Portela encerrou o desfile com 68 minutos, dentro do tempo previsto. Vem aí mais uma escola tradicional, a Mocidade Independente de Padre Miguel.
00h25 – Desfile da Portela tem problemas em carros alegóricos
Se a bateria foi das mais animadas no Rio até o momento, o desfile da Portela também teve que lidar com problemas: um carro teve um detalhe com a decoração de um globo de isopor rompida; outra alegoria emperrou e travou na avenida em alguns momentos, atrapalhando a evolução, o que levou à formação de buracos entre alas. A escola tentou recuperar e evitar que os espaços aparecessem em frente aos jurados.
Carro dois com dificuldade deixa buraco no setor 3, primeira cabine de julgadores. #carnavalesco pic.twitter.com/MK9AuU2vUi
— Site CARNAVALESCO (@scarnavalesco) April 24, 2022
Portela entra na avenida com um problema em um dos carros. A decoração da Terra em isopor se rompeu antes do desfile. O estrago é evidente. #globeleza pic.twitter.com/qR3G9pqHK0
— Fernanda Berlinck (@FBerlinck) April 24, 2022
00h10 – Imponente águia da Portela ‘voa’ sobre a Sapucaí
A tradicional águia da Portela não poderia deixar de aparecer: em um dos primeiros carros da escola, o ave símbolo veio com os movimentos de voo e os sons, e com a cor predominantemente branca, mas marcas azuis nas asas. A intenção era demonstrar o animal voando sobre e em comunhão com os deuses africanos representados pelos destaques logo abaixo.
TEM QUE RESPEITAR SEMPRE ESSA ESCOLA.
PORTELA É A CULTURA DO BRASIL VIVA pic.twitter.com/XePVvm8aDX
— Wellington Arruda (@well_arrudaa) April 24, 2022
23h55 – Confira fotos do desfile da Paraíso do Tuiuti
Mestre-sala beija mão da porta-bandeira durante desfile da Paraíso do Tuiuti – Foto: PETER ILICCIEV/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
Carro alegórico da Tuiuti mostra orixá libertando escravizados – Foto: ALEXANDRE BRUM/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
Carro alegórico da Tuiuti mostra orixá libertando escravizados – Foto: ALEXANDRE BRUM/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
Ala de integrantes da Portela vestidos como orixás guerreiros – Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Ala de integrantes da Portela vestidos como orixás guerreiros – Foto: REGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Tuiuti fez homenagem às contribuições do povo negro – Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Paraíso do Tuiuti trouxe Panteras Negras e Wakanda para a Sapucaí – Foto: LUCAS NEVES/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
Desfile da Tuiuti fez homenagem à cultura negra – Foto: LUCAS NEVES/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
23h40 – Entenda o enredo da Portela
A Portela vem com o enredo “Igi Osé Baobá”, sobre a espécie de árvore de tronco grosso e galhos finos, originária da África. A escola pretende traçar um histórico entre a planta, muito importante em diversas religiões do continente africano tanto por questões espirituais quanto materiais, e as origens da própria Portela, com homenagens a figuras históricas. Um dos homenageados será Monarco, cantor, compositor e presidente de honra da Portela, que morreu em 2021 por complicações de uma cirurgia no intestino. Serão 23 alas, cinco carros e um tripé e 3 mil componentes.
23h25 – Portela começa a desfilar
Segunda escola da noite, a Portela inicia sua passagem pela Sapucaí. A escola de Madureira é a maior campeã do Carnaval do Rio de Janeiro com 22 títulos e vem com o enredo “Igi Osé Baobá”, sobre a espécie de árvore nativa do continente africano.
23h15 – Tuiuti estoura o tempo em dois minutos
Apesar de belos carros, como um que representou o país fictício de Wakanda, do Universo Marvel, a Tuiuti acabou estourando o tempo máximo de 70 minutos. Apesar de acelerar no fim (o que prejudica evolução e harmonia), a escola foi dois minutos além do permitido e o último carro ainda travou por uns segundos na dispersão. A escola perde dois décimos por causa do estouro.
23h – Samba-enredo e harmonia da Tuiuti se destacam, mas carro alegórico dá problema
O samba-enredo da Tuiuti pegou e a escola cantou a plenos pulmões na avenida e na arquibancada; a harmonia, com diversas alas bastante coordenadas trazendo mais de um tipo de fantasia, também chamaram a atenção. Contudo, um carro alegórico que representava engenheiros negros da Nasa teve problemas técnicos, e precisou ser empurrado às pressas para não deixar um buraco na escola.
22h45 – A rivalidade criada pela internet entre rainha e princesa de bateria da Tuiuti
Antes do carnaval, uma polêmica atingiu a Paraíso do Tuiuti em cheio: o debate sobre quem paga para desfilar como rainha de bateria. A dentista Thay Magalhães ocupa o posto após pagar por ele, mas um vídeo da princesa de bateria Mayara Lima sambando com grande habilidade viralizou. Mayara é cria da Tuiuti desde criança, o que levou a críticas sobre dar o cargo de rainha a quem não é da comunidade. As duas garantem que não veem a rivalidade criada pelos internautas, e que uma ajuda a outra; até o momento, Thay fez aulas de samba e não comprometeu à frente da bateria até o momento, mas também não brilhou.
22h30 – Saiba mais sobre o desfile da Paraíso do Tuiuti
A Paraíso do Tuiuti vem com o enredo “Ka Ríba Tí Ÿe – Que Nossos Caminhos se Abram”, para celebrar o povo negro e suas contribuições para o mundo ao longo da história. Personagens como Nelson Mandela e Barack Obama serão relembrados, e o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira veio fantasiado de Zumbi e Dandara, líderes do quilombo dos Palmares. Também serão vistos referências às religiões africanas e ao afrofuturismo, movimento literário que pensa o futuro a partir de uma perspectiva racial. No total, serão 27 alas, cinco carros alegóricos e um elemento cênico e 3200 componentes. Paulo Barros, um dos maiores nomes do carnaval carioca, assina o desfile.
22h15 – Começa a segunda noite de desfiles no Carnaval do Rio de Janeiro em 2022
Boa noite, caro espectador! A segunda noite de desfiles na Sapucaí já começou, com a Paraíso do Tuiuti na avenida. A noite ainda terá Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Grande Rio e Unidos de Vila Isabel. Você acompanha tudo conosco!
Fonte: https://jovempan.com.br/noticias/brasil/ao-vivo-acompanhe-o-segundo-dia-de-desfiles-do-grupo-especial-das-escolas-de-samba-do-rio-de-janeiro.html