30/07/2020 às 12h38min - Atualizada em 30/07/2020 às 12h38min

​Vacinação contra Covid poderá começar em dezembro no Brasil, diz secretário

Só Notícia Boa
reprodução / TimesOfIndian
“Se todos os estudos derem certo, nós iremos iniciar a campanha de vacinação [contra Covid-19] em dezembro.” A afirmação foi feita pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros.

Ele explicou em entrevista à CNN Brasil que o Ministério da Saúde espera que até dezembro deste ano os medicamentos sejam aprovados, para que o primeiro lote da vacina de Oxford seja aplicado imediatamente na população.

O secretário disse que o Brasil receberá 15,2 milhões de doses neste primeiro lote e a vacinação poderá começar logo em seguida porque o país tem prática em campanhas de imunização em massa.

“A Secretaria de Vigilância em Saúde cuida do sistema nacional de imunização. Nossa capacidade de aplicar vacinas é de longa data, somos eficientes para aplicar no país inteiro de forma rápida”, afirmou Arnaldo Correia de Medeiros.

Virada do ano

Questionado pela CNN se 15 milhões de brasileiros poderiam passar a virada do ano já vacinados, Medeiros respondeu: “A gente espera que sim, esse é o nosso sonho. Estamos trabalhando arduamente para isso.”

O secretário explicou que, se a vacina de Oxford for aprovada, como o esperado, o país receberá até abril imunizantes que aplicar em quase metade da população brasileira.

“Fechamos acordo para o envio de 100 milhões de doses da vacina em três lotes. O número se baseia na campanha de vacinação contra a influenza no Brasil. O primeiro lote deve chegar na primeira quinzena de dezembro, com 15,2 milhões de doses, e o segundo terá o mesmo número de aplicações e chega entre dezembro em janeiro. O terceiro lote, de 70 milhões de doses chega entre março e abril”, afirmou.

Quem será vacinado primeiro

Os primeiros grupos a receberem a vacina serão os idosos, pessoas com comorbidades e os profissionais da saúde da linha de frente.

Continue lendo em Só Notícia Boa

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp