08/04/2020 às 19h10min - Atualizada em 08/04/2020 às 19h10min

Segundo boletim, duas mortes estão em investigação em Jacarezinho

PortalJNN
Imagem ilustrativa
O último boletim epidemioógico de Jacarezinho divulgado no fim da tarde desta quarta-feira (8) informa que dois óbitos estão em investigação se foram causados por Covid-19.

Segundo um comunicado do Comitê do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covi-19 de Jacarezinho, "Não existe até o presente momento, nenhum caso confirmado de infecção pelo coronavirus – covid-19 na cidade de Jacarezinho".

Porém, ainda de acordo com o comunicado do comitê, um paciente de 16 anos que estava internado na Santa Casa de Jacarezinho com quadro respiratório grave, "com suspeita de infecção pelo coronavirus foi transferido pela manhã para Londrina, mas veio a falecer ao chegar na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário de Londrina", está escrito.

O segundo caso é o que já foi noticiado durante o dia, uma mulher de 53 anos deu entrada no Pronto Socorro na noite desta terça-feira (7) com quadro de insuficiência respiratória grave, segundo o comunicado. Foram feitas coletas de exames e tomografia, porém a mulher não resistiu e morreu na manhã desta quarta-feira (8). As duas mortes estão sob investigação segundo o boletim epideiológico.
"Se encontram internados no Setor de Isolamento da Santa Casa apenas 2 pacientes de Jacarezinho com quadro respiratório leve, aguardando resultado de coleta de exames para pesquisa de coronavirus". "Reforçamos a necessidade de se manter distanciamento social em virtude da possibilidade de circulação do vírus em nossa cidade, principalmente pelo fato da incidência de casos confirmados no Paraná se concentrar em grupos etários diferentes da média no país".

"As maiores incidências no Paraná até o final de semana se encontravam nas faixas de 20 a 40 anos e de 40 a 60 anos, justificando a manutenção dos cuidados de proteção individual e coletiva, com uso de mascaras durante o convívio social e também os cuidados de higienização das mãos e de superfícies", são informações contidas no comunicado do comitê.

Jacarezinho está hoje, segundo o boletim epidemioógico, com seis casos em investigação no total. A cidade tem também 34 casos descartados da doença.



Leia o comunicado na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO – 8 DE ABRIL DE 2020
Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covi-19 de Jacarezinho
O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covi-19 de Jacarezinho, em virtude de notícias veiculadas na data de hoje, vem a público informar;
1. Não existe até o presente momento, nenhum caso confirmado de infecção pelo coronavirus – covid-19 na cidade de Jacarezinho;
2. Paciente de 16 anos que se encontrava internado na UTI da Santa casa com quadro respiratório grave, com suspeita de infecção pelo coronavirus foi transferido pela manhã para Londrina, mas veio a falecer ao chegar na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário de Londrina;
3. Paciente de 53 anos de Jacarezinho deu entrada no Pronto Socorro da Santa Casa com insuficiência respiratória grave na noite de ontem, dia 07.04, fez coleta de exames e tomografia, porém não resistiu e veio a falecer na manhã de hoje;
4. Se encontram internados no Setor de Isolamento da Santa Casa apenas 2 pacientes de Jacarezinho com quadro respiratório leve, aguardando resultado de coleta de exames para pesquisa de coronavirus.
Reforçamos a necessidade de se manter distanciamento social em virtude da possibilidade de circulação do vírus em nossa cidade, principalmente pelo fato da incidência de casos confirmados no Paraná se concentrar em grupos etários diferentes da média no país.
 As maiores incidências no Paraná até o final de semana se encontravam nas faixas de 20 a 40 anos e de 40 a 60 anos, justificando a manutenção dos cuidados de proteção individual e coletiva, com uso de mascaras durante o convívio social e também os cuidados de higienização das mãos e de superfícies. 
Reafirmamos a transparência do Comitê na divulgação dos dados da doença em nossa cidade e lamentamos profundamente comentários equivocados, inconsequentes e irresponsáveis sobre a doença em nossa cidade, informando que estes casos já foram notificados e comunicados ao Ministério Público e autoridades policiais para as medidas cabíveis.
Aproveitamos a oportunidade para informar a realização de transmissão ao vivo do Comitê com as atualizações dos casos na sexta feira dia 10 de abril, as 11 hs da manhã, com a divulgação através das redes sociais e dos principais veículos de comunicação da cidade e região.  
Jacarezinho, 08 de abril de 2020

Ass Marcelo Nascimento e Silva – Presidente do Comitê e Secretário Municipal de Saúde de Jacarezinho
Ass. Dr. Nilton Jose de Souza – Presidente da Santa Casa de Jacarezinho

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp