06/06/2022 às 17h09min - Atualizada em 06/06/2022 às 17h55min

HU de Cascavel anuncia abertura de 43 novos leitos após aumento de internações causadas por doenças respiratórias e dengue

Destes, 20 serão de UTI e 23 de enfermaria. Outros 15 leitos para urgência e emergência no pronto-socorro do hospital foram abertos nesta segunda-feira (6). Para instalação dos novos leitos, hospital reorganizou espaços e suspendeu cirurgias eletivas.

G1 Norte e Noroeste
https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2022/06/06/hospital-universitario-de-cascavel-anuncia-a-abertura-de-43-novos-leitos-para-amenizar-superlotacao.ghtml



Destes, 20 serão de UTI e 23 de enfermaria. Outros 15 leitos para urgência e emergência no pronto-socorro do hospital foram abertos nesta segunda-feira (6). Para instalação dos novos leitos, hospital reorganizou espaços e suspendeu cirurgias eletivas. HU antecipa e abre mais leitos para amenizar superlotação em Cascavel e região
O Hospital Universitário (HU) de Cascavel, no oeste do Paraná, anunciou nesta segunda-feira (6) a abertura de 43 novos leitos para amenizar a superlotação com aumento de casos de doenças respiratórias e dengue.
Destes, 20 serão para Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e 23 de enfermaria. Outros 15 leitos para urgência e emergência do pronto-socorro do hospital foram abertos nesta segunda-feira (6).
Vereadores de Cascavel aprovam projeto que aumenta valor da multa para donos de terrenos sujos; objetivo é conter avanço da dengue
Conforme a direção do hospital, 9 leitos de UTI vão começar a funcionar na sexta-feira (10). Os outros leitos tanto de UTI, quanto de enfermaria, irão entrar em funcionamento à partir de julho, após a contração de novos profissionais.
Conforme a Regional de Saúde de Cascavel, os hospitais credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive os particulares, serão chamados nesta semana para reuniões que devem discutir a abertura de novos leitos também nestes hospitais.
Reorganização do HU
Para a abertura dos novos leitos o hospital precisou reorganizar espaços e suspender cirurgias eletivas, segundo o diretor geral da instituição, Rafael Muniz.
"Vamos utilizar parte do centro cirúrgico de queimados, vamos retirar a hemodiálise de onde funciona hoje, [...] para uma ala menor e vamos colocar mais alas neste espaço. É um trabalho difícil, árduo," comenta o diretor.
O aumento de leitos também impactou as cirurgias eletivas. Todos os procedimentos foram suspensos até julho para que a abertura dos novos leitos possa ser feita, conforme o Rafael.
Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), em Cascavel
Reprodução/RPC
O hospital tem atualmente cerca de 1,6 mil pessoas na fila de espera por cirurgias que não são urgentes. Na Regional de Saúde de Cascavel são cerca de 10 mil pacientes aguardando por procedimentos.
Nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) de Cascavel, cerca de 70 pacientes aguardam por por transferência para hospitais.
Com ampliação do atendimento no HU, a expectativa é de que seja reduzido o número de pessoas internadas nas UPAS e que amenize o problema de falta de leitos na cidade e na região.
Vagas temporárias
As novas vagas para intermamento são todas para pacientes adultos e serão temporárias. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná vive um período crítico com aumentos de casos de doenças respiratórias, dengue e a migração de pacientes de planos de saúde para o SUS.
Os novos leitos devem funcionar por 60 dias para auxiliar neste momento, segundo a Sesa. No final deste período será feita uma avaliação que deve determinar se há necessidade dos leitos abertos funcionarem por mais 60 dias.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 PR
Veja mais notícias da região no g1 Oeste e Sudoeste.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2022/06/06/hospital-universitario-de-cascavel-anuncia-a-abertura-de-43-novos-leitos-para-amenizar-superlotacao.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp