06/06/2022 às 21h31min - Atualizada em 07/06/2022 às 00h00min

Governo dos EUA acusa Rússia de intimidar correspondentes de veículos de imprensa americanos

De acordo com o governo dos EUA, os russos convocaram jornalistas americanos em Moscou e afirmou que o trabalho deles é hostil e poderia ter consequências.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/06/06/governo-dos-eua-acusa-russia-de-intimidar-correspondentes-de-veiculos-de-imprensa-americanos.ghtml



De acordo com o governo dos EUA, os russos convocaram jornalistas americanos em Moscou e afirmou que o trabalho deles é hostil e poderia ter consequências. Rússia aprova no parlamento a ampliação da censura no país
Os Estados Unidos afirmaram, nesta segunda-feira (6), que a Rússia intimida os correspondentes de veículos de imprensa americanos em Moscou.
O porta-voz do Departamento de Estado americano, Ned Price, disse que o Ministério das Relações Exteriores russo convocou jornalistas para "lhes explicar as consequências da linha hostil de seu governo na esfera midiática".
Leia também
Imprensa independente russa se refugia na Letônia para escapar da censura
Rússia fecha escritório em Moscou da emissora canadense CBC
"Sejamos claros, o governo da Rússia realiza um verdadeiro ataque contra a liberdade de expressão, o acesso à informação e à verdade", afirmou Price. Ele diz que há um "esforço claro e flagrante para intimidar jornalistas independentes".
Foto do lado de fora do Kremlin, palácio do Governo da Rússia
Reuters TV
A porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, ameaçou, no fim de maio, expulsar veículos de imprensa e jornalistas ocidentais se a plataforma YouTube bloqueasse suas entrevistas semanais, como havia feito anteriormente. Na sexta-feira, Zakharova acusou novamente Washington de "reprimir os meios russos" nos Estados Unidos.
"Eles fazem o possível para tornar impossível o trabalho dos meios russos. Se não normalizarem o trabalho dos meios russos em território americano, haverá medidas contundentes" em resposta, disse a porta-voz, ao anunciar que os representantes de veículos americanos tinham sido "convidados" nesta segunda-feira para comparecer à sede do Ministério das Relações Exteriores em Moscou.
Segundo Price, Moscou reagiu assim à inclusão na lista de sanções americanas, há um mês, de três canais de televisão russos, Pervy Kanal, Rossiya-1 e NTV, como parte do esforço internacional contra a invasão da Ucrânia.
Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/06/06/governo-dos-eua-acusa-russia-de-intimidar-correspondentes-de-veiculos-de-imprensa-americanos.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp