08/06/2022 às 14h05min - Atualizada em 08/06/2022 às 14h05min

​UENP passa por processo de recredenciamento institucional

Peritos durante reunião de trabalho na Reitoria da UENP; comissão deverá apresentar Relatório de Avaliação Externa em 60 dias

Assessoria
Divulgação
Na última semana, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) recebeu visita de peritos para processo de recredenciamento institucional. As atividades tiveram objetivo de proceder a etapa de Avaliação Externa das unidades que compõem a UENP, além da verificação in loco das condições institucionais com vistas ao Recredenciamento.

A reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, destacou que o processo é de grande importância para o crescimento da Instituição. “Esse é um momento em que a Universidade passa por uma reflexão. É muito importante haver o olhar externo para dentro da nossa Universidade, para que possamos cada vez mais aprimorar nossas ações”, disse a reitora.

Os trabalhos foram conduzidos pela Comissão de Avaliação Externa composta pelos peritos Irineu Mário Colombo, professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR); Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira, professor do departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM); e Nádina Aparecida Moreno, ex-reitora da Universidade de Londrina e, atualmente, diretora do Campus de Londrina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); com o acompanhamento técnico de Mário Cândido de Athayde Júnior, chefe da Divisão de Regulação e Avaliação – CES/SETI.

“Estamos aqui para contribuir e não desmerecer qualquer aspecto da gestão acadêmica e administrativa da universidade. Sabemos como ela cresceu nos últimos anos e vamos fazer uma análise para levantar os pontos fortes da instituição, percebidos por vocês, e os pontos que precisam ser melhorados”, destacou a professora Nádina.

O diretor de Avaliação Institucional da UENP, Daniel Trevisan Sanzovo, ressaltou que o Recredenciamento Institucional é um processo de extrema importância para a Universidade. “Esse processo nos possibilita avaliar, não apenas por parte da UENP como também por parte do Estado, o estágio atual de crescimento de nossa instituição, visando balizar recomendações e futuras ações para o bom desenvolvimento da UENP”.

A Comissão apresentará um Relatório de Avaliação Externa, a partir da análise documental e de sua visita às instalações das unidades que compõem a Instituição no prazo de 60 dias, a contar da data da visita. A instrução e orientação técnica do expediente, a ser elaborada pelo chefe da Divisão de Regulação e Avaliação – CES/SETI, terá o prazo de 30 dias a contar da apresentação do Relatório de Avaliação Externa e de Verificação, quando deverá seguir as devidas tramitações legais para a matéria.

Cronograma
Na manhã de terça-feira, 31, os peritos estiveram em reunião com a equipe gestora, composta por pró-reitorias, diretorias e órgãos suplementares, e com os coordenadores de curso na sala dos Conselhos da Reitoria. Durante o período da tarde, além da reunião com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), houve reunião com técnicos-administrativos do Campus de Jacarezinho e a visita às instalações do Campus de Jacarezinho (CJ) e reunião com docentes e discentes do campus.

No segundo dia, foi realizada visita às instalações do Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes (CLM) e reuniões com a comunidade universitária do Campus, além de reunião com os alunos do Campus de Cornélio Procópio (CCP). Já na quinta-feira, 2, a comissão realizou visita às instalações do Campus de Cornélio Procópio (CCP), além de reuniões com técnicos-administrativos e docentes do campus.

Na sexta-feira, 3, os peritos realizaram trabalho interno da Comissão Verificadora, como análise documental e elaboração prévia do relatório.

Credenciamento
A UENP foi Credenciada pelo Decreto Estadual nº 3909 de 01 de dezembro 2008, em conformidade com a Lei Federal 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp