10/06/2022 às 15h45min - Atualizada em 10/06/2022 às 15h45min

​Origem da covid em acidente de laboratório deve ser apurada, diz OMS

Tese de que vírus teria sido criado por cientistas chineses voltou ao foco dos especialistas

Camila Stucaluc / SBT News
Primeiros casos de covid-19 foram reportados na cidade de Wuhan, na China | Unsplash
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou, nesta 6ª feira (10.jun), que a origem da covid-19 em acidente laboratorial deve ser investigada mais aprofundadamente. A decisão indica possível revisão da avaliação inicial da entidade, que descartou a teoria de que o vírus poderia ter tido origem no Instituto de Virologia de Wuhan, na China, onde os primeiros casos da doença foram revelados.

Segundo integrantes da OMS, faltam "dados-chaves" para apurar como o novo coronavírus começou a ser transmitido, uma vez que acidentes laboratoriais no passado já provocaram alguns surtos da doença. Os cientistas disseram que "permanecerão abertos a toda e qualquer evidência científica que se torne disponível no futuro, para permitir testes abrangentes de todas as hipóteses razoáveis".

Para a investigação, serão necessárias várias abordagens, incluindo estudos que avaliam o papel de animais selvagens, bem como estudos ambientais em locais onde o vírus pode ter se alastrado pela primeira vez, como o mercado de frutos do mar de Huanan, na cidade chinesa de Wuhan.

Pouco tempo após o anúncio, o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian, criticou a decisão da OMS e disse que a tese não passa de uma "mentira politicamente motivada". Ele ressaltou ainda que a China fez grandes contribuições para as pesquisas sobre a origem do vírus, compartilhando a maioria dos dados e resultados das próprias investigações.

"A teoria de que o [coronavírus] vazou a partir de um laboratório é uma mentira completa, inventada por forças anti?China, para fins políticos, que não tem nada a ver com a ciência", afirmou Lijia. 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp