03/08/2020 às 15h43min - Atualizada em 03/08/2020 às 15h43min

​Rússia anuncia: vacinação em massa contra Covid-19 começa em outubro

Só Notícia Boa
Ramil Sitdikov / Sputnik
O governo da Rússia anunciou neste fim de semana que vai começar em outubro a vacinação em massa da população contra a Covid-19.

O ministro da Saúde, Mikhail Murashko, disse à agência de notícias Interfax, que o Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia, em Moscou, concluiu os ensaios clínicos e a documentação está sendo preparada para registrar a vacina.

Assim, segundo ele, será possível começar a campanha daqui a dois meses. Médicos e professores seriam os primeiros a serem vacinados.

Duas vacinas

Em vez de uma a Rússia afirma ter duas vacinas em testes contra a Covid.

Tatiana Golikova, vice-primeira-ministra da Rússia, afirmou que este mês a primeira vacina contra Covid-19 em desenvolvimento no país receberá aprovação regulatória local e um “outro ensaio clínico para 1.600 pessoas será realizado” em seguida.

Ela disse que a primeira produção de doses começa no mês que vem:

“O início da produção está previsto para setembro de 2020”, disse Golikova.

No Brasil

Aqui no Brasil, o governo do Paraná já se adiantou para conseguir a vacina russa.

Uma representante do governo do Estado esteve com o embaixador russo na semana passada para discutir uma possível parceria e ofereceu a estrutura do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para a produção.

A agência russa Sputnik confirmou que “Até o momento têm sido realizadas conversações a nível diplomático, que poderão resultar na entrada do medicamento no país”.

Em São Paulo, o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que o governo da Rússia procurou o governo de São Paulo para se associarem na produção da vacina.

“Nós fomos procurados por emissários do governo russo. Porque essa vacina, ela é feita no instituto estatal russo, enfim, eles queriam saber se nós poderemos nos associarmos a ele para a produção dessa vacina”, disse Dimas.

Continue lendo em Só Notícia Boa

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp