01/07/2022 às 16h50min - Atualizada em 01/07/2022 às 16h50min

​Projeto da UENP é selecionado para participar de programa voltado à Saúde

Assessoria
Divulgação
Projeto “Estratégias de Educação Permanente, Promoção da Saúde e Prevenção de Agravos na Atenção Primária à Saúde – Abordagem Interprofissionais na Ressignificação do Atendimento ao Usuário no Município de Jacarezinho” da Universidade Estadual do Norte do Paraná foi selecionado para participar da 10ª Edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET – Saúde).

A edição do programa tem como foco a atuação a Gestão em Saúde e a Assistência Social, propondo ações de educação pelo trabalho para a saúde visando ao fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de as Instituições de Ensino Superior (IES).

O projeto da UENP, coordenado pela professora Michelle Fillis, enfatiza a educação interprofissional e o trabalho em equipe como desafios para a consolidação do SUS a partir das realidades vivenciadas pelos atores envolvidos. A integração ensino-serviço consiste em estratégia de aprimoramento profissional que conecta conteúdo informativo e motivação, por meio da construção coletiva do conhecimento.

Ao todo, o projeto terá 48 bolsas para docentes da UENP, acadêmicos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Odontologia, e profissionais da saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Jacarezinho. Os selecionados desenvolverão atividades relacionadas ao fortalecimento do trabalho colaborativo e interprofissional, no espaço da gestão ou assistência municipal, na proposta pedagógica e dinâmica de ensino e aprendizagem dos cursos envolvidos, bem como no cenário de práticas e serviços da saúde.

O diretor de extensão da UENP e um dos professores responsáveis pelo projeto, Rui Gonçalves, destaca a importância do projeto para a universidade.“É uma ação de extensão de extrema relevância para a UENP, pois tem um diálogo direto com os atores do serviço da saúde e da comunidade”, frisa.

O prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, falou sobre a parceria para a realização do Projeto. “Essa parceria entre a UENP, a Prefeitura e o SUS terá grandes efeitos. Sabemos que só nos unindo que conseguimos mudar uma realidade. Esse projeto realmente será um diferencial, agradeço a todos que estão envolvidos, tenho certeza que vamos fazer a diferença na vida das pessoas”, afirma.

As atividades serão desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde Filipack, Aeroporto, Vila Setti e Centro a partir de agosto.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp