01/07/2022 às 16h52min - Atualizada em 01/07/2022 às 16h52min

​UENP realiza inauguração do laboratório de diagnóstico molecular

Assessoria
Divulgação
A Universidade Estadual do Norte do Paraná realizou, nesta quarta-feira (29/06), a inauguração do Laboratório de Diagnóstico Molecular (DiagMol Lab), do Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes. O DiagMol Lab foi criado para ampliação da capacidade de testagem da Covid-19. Superado o período de crise sanitária, o laboratório deverá suprir agora a necessidade de diagnósticos moleculares de outras doenças com aplicação para agronomia, área de veterinária, ciências biológicas, saúde humana e a saúde única.

A reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, comenta sobre o desenvolvimento que o laboratório trará para a região. “Esse projeto reflete o que nós precisamos para a nossa Universidade, mas, sobretudo, o que a nossa região precisa para crescer. A Prefeitura de Bandeirantes acredita muito na Universidade, pois nós somos um meio indutor do desenvolvimento da região e do município. Eu não tenho dúvidas de que esse laboratório será um sucesso, porque nós temos a prefeitura ao nosso lado. E a UENP tem todas as condições para auxiliar no desenvolvimento da nossa região”, destaca a reitora.

Para o vice-reitor da UENP e responsável pelo DiagMol Lab, Fabiano Gonçalves Costa, o laboratório de diagnóstico é uma quebra de paradigmas da Universidade. “O fluxo de funcionamento de um laboratório de rotina, de diagnóstico, é completamente aquilo que a Universidade faz, que é a pesquisa. Uma Universidade como a nossa tem as rotinas de biologia ligadas à pesquisa. Este laboratório de diagnóstico é, portanto, uma quebra de paradigmas. Estamos aqui, hoje, mostrando a potencialidade desse laboratório, ao mesmo tempo que compartilhamos o desafio de manter ele funcionando. Gostaria de agradecer a todas as pessoas que tornaram isso possível”, comemora Fabiano.

Segundo o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, o novo laboratório da UENP é um patrimônio que estará à disposição da sociedade e da região do município de Bandeirantes. “Um laboratório desse porte tem muita utilidade. É um patrimônio que está aqui na Universidade à disposição da sociedade, da estratégia de saúde do município e de toda a região, dos diversos cursos de graduação e pós-graduação. É uma alegria poder estar aqui celebrando esta conquista da UENP, de ter um laboratório que coloca a Instituição num patamar de melhores condições de responder a desafios como a pandemia, ajudar a sociedade como um todo e ajudar o município”, frisa Aldo.

O prefeito de Bandeirantes, Jaelson Ramalho Matta, ressaltou a importância da universidade na região do norte do Paraná. “É um ciclo de benefícios que UENP hoje entrega para Bandeirantes e região. Com esse laboratório agregamos educação e saúde. Parabéns para a nossa universidade, sucesso a esse investimento. O município faz parte dessa história, por isso, contem conosco”.

O laboratório possui 36 m² e conta com os ambientes de paramentação, PCR, extração, autoclave e ambientes de apoio, como sala de freezer e estações de trabalho. Foram investidos no laboratório R$250 mil, pelo Governo Estadual por meio da Superintendência de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, para compra de materiais de consumo e três equipamentos principais: a cabine de segurança, o ultrafreezer e o robô extrator de ácidos nucleicos.

Participaram também da solenidade o diretor do Campus Luiz Meneghel, Ederson Marcos Sgarbi; o diretor do Campus de Jacarezinho, Fábio Antonio Néia Martini; o vice-diretor do CLM, Ricardo Castanho; o vice-diretor do CCP, Ricardo Campos; o secretário de Saúde, Wanderson de Oliveira; as pró-reitoras de Pesquisa e Pós-Graduação, Vanderléia Oliveira; e de Extensão e Cultura, Simone Castanho; o coordenador geral da Pró-Reitoria de Planejamento e Avaliação Institucional, Paulo Brene; a diretora do CCB, Mayra Galo; o diretor do CCT, Carlos Eduardo Ribeiro, o diretor da Aitec, André Menolli; professores e agentes universitários do Campus.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp