05/08/2020 às 15h25min - Atualizada em 05/08/2020 às 15h25min

​Mais uma vacina tem resultados promissores contra Covid-19

Só Notícia Boa
USA Today
Mais uma vacina Covid-19, da empresa de biotecnologia Novavax, dos EUA, mostrou uma resposta imune promissora e sem taxa alta de efeitos colaterais.

Os resultados, publicados terça-feira, 4, são encorajadores no esforço global para desenvolver uma vacina para o novo coronavírus, que já matou quase 700 mil pessoas em todo o mundo.

Para início dos trabalhos, a Novavax recrutou cerca de 130 voluntários saudáveis ​​para o estudo e deu a eles um placebo, ou uma das quatro doses crescentes da vacina.

Todos que receberam a vacina desenvolveram anticorpos neutralizantes contra o SARS-CoV-2, que podem ajudar a prevenir a infecção.

As melhores respostas vieram de voluntários que receberam duas injeções da vacina Novavax com três semanas de intervalo, além de um adjuvante destinado a aumentar seus efeitos.

Após 35 dias, esses participantes tinham níveis de anticorpos neutralizantes que eram, em média, quatro vezes mais altos do que o observado em um grupo de 32 pacientes que haviam se recuperado da doença.

80% desses voluntários tiveram efeitos colaterais no local da injeção, incluindo dor e sensibilidade. Mais de 60% tiveram outros efeitos colaterais, como dores de cabeça, dores musculares e fadiga.

A maioria das reações foi leve ou moderada, mas oito pacientes tiveram efeitos colaterais que foram classificados como graves. Porém, a Novavax disse que nenhum deles precisou de hospitalização.

Todas as reações foram resolvidas após alguns dias, e nenhuma apresentou risco de vida.

Testes

O estudo, realizado na Austrália, recrutou homens e mulheres entre 18 e 59 anos.

Os voluntários eram 79% brancos, 15% hispânicos, 13% asiáticos, 6% indígenas e 2% negros e a idade média foi de 31 anos.

Ainda não está claro se o efeito demonstrado da vacina nos anticorpos neutralizantes protegerá as pessoas do Covid-19. Os cientistas ainda estão mapeando os mecanismos subjacentes que impulsionam a imunidade ao SARS-CoV-2.

No geral, o estudo Novavax é “outro estudo encorajador…, mas os estudos de eficácia e segurança precisam continuar”, disse Edwards.

Continue lendo em Só Notícia Boa
 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp