05/07/2022 às 13h53min - Atualizada em 05/07/2022 às 13h53min

​Futebol americano, esportes mentais e basquete crescem em popularidade no Brasil

Colaboração
Photo by Pexels
O Brasil nunca deixará de ser conhecido como o país do futebol, mas as suas dimensões continentais permitiram que diversas modalidades aumentassem em popularidade ao longo dos últimos anos e aqui será possível conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

Futebol americano cresce a cada Super Bowl

Segundo dados divulgados pela Sponsorlink, a quantidade de fãs de futebol americano cresce a cada ano e, se em 2016 havia cerca de 15,2 milhões de entusiastas no Brasil, atualmente o número mais do que dobrou e já ultrapassa os 33 milhões por todos os cantos do país.

A mesma pesquisa revelou que a maior parte deles é do gênero masculino e tem entre 18 e 39 anos, o que significa que ainda há muito espaço para o crescimento da modalidade nos próximos anos.

Existem diversas formas pelas quais esse desenvolvimento tem sido notado, mas uma das principais é o número de assinaturas do NFL Game Pass, canal de transmissão de jogos que permite que os usuários assistam a todas as partidas da National Football League (NFL).

Em um dos crescimentos mais impressionantes já registrados por uma plataforma, o total de assinantes do Game Pass subiu de apenas 5 mil para mais de 100 mil em pouco mais de cinco anos. Além disso, de acordo com dados do Twitter, atualmente o Brasil é o quarto país que mais falou sobre a NFL ao redor do globo, estando atrás somente dos EUA, Canadá e México.

Vale mencionar que apesar da liga norte-americana contar com 32 times, incluindo uma franquia que recentemente mudou de estado, algumas equipes se consagraram como as favoritas dos brasileiros e uma delas, o Miami Dolphins, inclusive chegou a escolher o Brasil para a realização de diversas ações de marketing com o apoio integral da NFL.

Esportes mentais ganham mais jogadores por meio da internet

Além do futebol americano, os esportes mentais também estão se tornando cada vez mais populares ao redor do país, com destaque para o xadrez e o poker, especialmente em suas versões online.

O xadrez pode ser encontrado online em sites especializados como o Chess.com e grande parte da sua popularidade é advinda do sucesso estrondoso de “O Gambito da Rainha”, série da Netflix que alcançou mais de 62 milhões de espectadores em menos de um mês e continua sendo um dos maiores triunfos dessa plataforma de streaming.

Para se ter uma ideia do impacto da produção na popularidade dessa modalidade milenar, basta mencionar que nas semanas após a estreia da série a já mencionada Chess.com ganhou cerca de 100 mil novos usuários por dia e os números atuais continuam excelentes.

Apesar de não ter uma série similarmente popular, o poker também está cada vez mais popular e disponível online através de plataformas como o PokerStars, onde suas variantes têm crescido em número de jogadores ano após ano desde sua chegada ao Brasil, há cerca de duas décadas.

A variante mais praticada no país e no mundo é a Texas Hold’em e os mais de 10 milhões de jogadores espalhados por aqui podem encontrar torneios diários e semanais de diversos tipos online, o que permitiu uma expansão ainda mais rápida.

Basquete está cada vez mais popular


O basquete também cresceu muito no Brasil ao longo dos últimos anos e de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ibope Repucom, o número de fãs da modalidade, que possui finais emocionantes como a disputada entre Celtics e Warriors, cresceu mais de 14 milhões somente no último ano, tendo ido de 31 milhões em 2019 para 45 milhões em 2021.

Um ponto que chama atenção em relação ao basquete é que 45% dos fãs do esporte no país são do gênero feminino, algo incomum em relação a maior parte das modalidades esportivas e que representa um grande avanço no segmento.

Vale ressaltar também a forte presença da marca NBA no país por meio das suas lojas físicas, o que inclui a gigantesca NBA Store Arena do Morumbi Town Shopping em São Paulo, maior espaço da franquia na América Latina e quarta maior unidade de todo o planeta.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp