08/07/2022 às 14h59min - Atualizada em 08/07/2022 às 15h55min

Festa de casamento de Boris Johnson muda de local

Informações iniciais indicavam que ele utilizaria a propriedade dos primeiros-ministros para receber o evento, porém, com a renúncia isso não deve ocorrer.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/08/festa-de-casamento-de-boris-johnson-muda-de-local.ghtml



Informações iniciais indicavam que ele utilizaria a propriedade dos primeiros-ministros para receber o evento, porém, com a renúncia isso não deve ocorrer. Boris Johnson e sua mulher Carrie, em 11 de julho de 2021
John Sibley/Reuters
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e sua esposa, Carrie, não têm mais a intenção de celebrar uma grande festa de casamento na casa de campo dos primeiros-ministros britânicos, no fim de julho, segundo informaram fontes do gabinete dele, nesta sexta-feira (8).
O anúncio de Johnson de que planejava dar uma festa em Chequers, uma bela mansão do século XVI com piscina coberta no noroeste de Londres, foi alvo de muitas críticas depois que o premiê anunciou sua saída do poder na quinta-feira (7).
Vista aérea de Chequers, a casa de campo dos premiês britânicos
Reprodução/Google Street View
A renúncia de Johnson se deu após o pedido de demissão e a retirada de apoio de cerca de 60 membros de seu gabinete ministerial.
Johnson disse que permanecerá em Downing Street até que seu sucessor seja escolhido, um processo que levaria várias semanas. Alguns acusaram-no de querer fazer isso apenas para salvar sua festa de casamento, cujos convites já foram enviados.
De acordo com as fontes de Downing Street citadas pelo jornal inglês BBC, os Johnsons estariam procurando um novo lugar para a festa.
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha Boris Johnson e sua parceira Carrie Symonds, em 6 de maio
Reuters/Henry Nicholls/File Photo
Boris Johnson, de 58 anos, e Carrie Johnson, de 34, casaram-se no ano passado na catedral católica de Westminster , em uma cerimônia para poucos convidados. À época, as restrições anticovid-19 limitavam as reuniões para 30 pessoas.
"Todos nós gostaríamos de ter um ótimo casamento às custas dos contribuintes em Chequers, mas ele não terá, porque os britânicos vão odiar", disse o prefeito de Londres, o trabalhista Sadiq Khan, à rádio LBC, na quinta-feira.
O casal tem dois filhos, Wilfred, de 2 anos, e Romy, de 7 meses. Boris Johnson, para quem este foi seu terceiro casamento, tem ao menos outros cinco filhos.
Renúncia de Johnson
Boris Johnson renunciou: e agora?
O primeiro-ministro britânico renunciou ao cargo de líder do partido conversador nesta quinta-feira (8). Com isso, ele pretende permanecer como premiê até que um sucessor seja eleito em um processo que pode levar meses.
A expectativa é de que um novo líder seja alçado ao cargo até o final do mês de setembro.
“É claramente da vontade do Partido Conservador que haja um novo líder, eu concordei. Quero falar aos que votaram no nosso partido em 2019 - muitos votando nos conservadores pela primeira vez -, obrigado por esse mandato incrível”, disse.
Entenda os escândalos que levaram à queda de Boris Johnson
As pessoas reagiram assim: “Tchau, Boris, ninguém vai chorar.” Em quase três anos, ele foi um acumulador de crises. Essa cena poderia ter acontecido em vários momentos, e só é realidade agora porque vários aliados se voltaram contra ele. A debandada registrada em 48 horas foi fatal: mais de 60 integrantes do governo pediram para sair nesses últimos dias, entre ministros, secretários e assessores.
A gota d’água foi Boris ter indicado um deputado conservador a um cargo importante mesmo sabendo que havia denúncias de assédio sexual contra o parlamentar. Boris Johnson deixou assessores negarem que ele sabia das denúncias e só admitiu a verdade na terça-feira (5), quando não dava mais para continuar negando.
No parlamentarismo, não é tão raro ver um chefe de governo renunciando. Foi o que Margaret Thatcher fez em novembro de 1990, no terceiro mandato dela; Tony Blair, em 2007; em 2016, David Cameron; e três anos depois, Theresa May.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/08/festa-de-casamento-de-boris-johnson-muda-de-local.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp