13/07/2022 às 11h18min - Atualizada em 13/07/2022 às 11h18min

​Parque Estadual da Mina Velha demonstra potencial para ser um dos geossítios do Norte Pioneiro

Unidade de conservação fica em Ibaiti e tem área de cerca de 46,74 hectares

Assessoria
Divulgação
O Parque Estadual da Mina Velha, uma unidade de conservação localizada no município de Ibaiti, tem cerca de 46,74 hectares e um grande potencial para se tornar um dos geossítio do Norte Pioneiro. O local é uma antiga mina de carvão desativada, localizada mais precisamente na Fazenda Souza Cruz.

O artista plástico e desbravador de atrativos naturais no Norte Pioneiro, Marcos Antônio de Almeida esteve juntamente com o presidente da Atunorpi – Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná, Welington Bergamaschi, o consultor João Gouveia Cezar e os geólogos do Instituto Água e Terra, Gil F. Piekarz e Luís Tadeu Cava em visita a vários locais, entre eles a Mina Velha.

Segundo Marcos, o Parque da Mina Velha é a única mina de carvão aberta à visitação pública no Paraná. “Seria ótimo que a mesma se tornasse um geossítio, e passasse por uma reforma digna que o local precisa e merece, pois lá tem duas cachoeiras, além de ficar bem próximo o arco de pedra (arco da gruta) outro atrativo natural de Ibaiti sensacional e de beleza única e também o único que tenho conhecimento no estado. Iria acrescentar muito o mesmo fazer parte do geossítio de Ibaiti”, disse. Ainda de acordo com Marcos, “com a criação iria atrair muitos visitantes e estudantes de geologia, fomentando a economia com o turismo local”, finalizou.

O geólogo Gil F. Piekarz contou um pouco sobre a formação do local. “As rochas são da bacia do Paraná com idade em torno de 300 milhões de anos, ambiente fluvial, costeiro, mais continental. O carvão basicamente são restos de vegetais depositados em lagos, águas calmas com muita matéria orgânica”, explicou.

Segundo ele, “a mina é um ponto espetacular. Ela compõe um ambiente muito bonito. A parte de cima com a caverna em calcários, a ponte de pedra, a cachoeira, a visibilidade da camada de carvão está muito boa, com os túneis, com os vagonetes, já tem toda uma estrutura feita com as escadarias. É um ponto muito bom. É só recuperar ali e abrir a visitação. Uma coisa que é importante seria achar outros locais próximos também com afloramentos interessantes, como é a gruta ali que está a dois quilômetros e fazer essa integração”, detalhou.

O presidente da Atunorpi, Welington Bergamaschi comentou sobre os atrativos do município. “Ibaiti, se diferencia pelas oportunidades dos importantes atrativos: Mina Velha e Arco de Pedra são duas referências de Turismo regional que a Atunorpi trabalha para transformar em produto turístico. Acrescentando-se geossítio, área de alimentação, estacionamento de Motorhome e uma empresa para explorar o receptivo. São inúmeras as possibilidades do desenvolvimento turístico do município”, frisou.

Para o consultor da Atunorpi, João Gouveia Cezar, o objetivo é validar o potencial do local e outros atrativos em toda região do Norte Pioneiro. “Foi muito surreal, foi fenomenal, e o Tadeu que foi um dos geólogos que estava nos acompanhando, passou muita coisa que a gente poderia estar fazendo com o parque da Mina Velha. A gente vai iniciar um grupo de trabalho agora pensando especificamente nas atividades que poderíamos fazer naquele geossítio, que vai posicionar não só Ibaiti, mas todo o Norte Pioneiro e vai dar um destaque nacional nesse sentido com este tipo de atividade”, destacou.

“O local está em processo de reforma, mas o mais difícil que temos para conseguir em um parque que é a estrutura para mobilidade, guarda corpo, vestiário, escadarias, temos lá. Temos tudo muito preservado e já com esse enfoque na questão da educação, da educação ambiental, da preservação do meio ambiente, da valorização geológica que nós temos ali, e todo contexto histórico que tem em uma mina de carvão”, detalhou João Gouveia.

A mina de carvão onde atualmente está o Parque da Mina Velha, foi perfurada em 1910 quando os primeiros povoadores chegaram no município atraídos pela exploração carbonífera da região. A exploração de carvão no local está desativada desde 1943. Dentro do parque é possível encontrar a antiga chaminé, que durante o período de atividade das minas era utilizada para acessar o atual parque.

Há ainda no local túneis de extração de carvão, cachoeiras, trilhas e esculturas em pedras feitas pela natureza. Existe ainda um pequeno cânion onde desagua uma cachoeira que forma uma piscina natural com vegetação nativa da floresta com araucária. Outro ponto dentro do parque é a Gruta do Arco da Pedra com aproximadamente 40 metros de comprimento por três de largura.

O parque foi criado na década de 1980 e hoje é considerado um patrimônio público estadual, além de ser referência turística de Ibaiti e região. Em outubro de 2020 um incêndio foi registrado no parque que consumiu grande parte da vegetação e mobilizou bombeiros da Defesa Civil da cidade e região.

Atunorpi- Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015.  É a Instância de Governança Regional responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região é integrada por 18 municípios: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp