20/07/2022 às 15h41min - Atualizada em 20/07/2022 às 16h00min

Governo da Itália pode cair, pois partidos que dão base à coalizão política boicotam voto de confiança

Três partidos da base de Mario Draghi no Parlamento afirmaram que vão boicotar voto de confiança. O caminho mais provável, agora, é que se convoque eleições antecipadas ainda neste ano.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/20/governo-da-italia-pode-cair-pois-partidos-que-dao-base-a-coalizao-politica-boicotam-voto-de-confianca.ghtml



Três partidos da base de Mario Draghi no Parlamento afirmaram que vão boicotar voto de confiança. O caminho mais provável, agora, é que se convoque eleições antecipadas ainda neste ano. Senado italiano no dia 20 de julho de 2022
Guglielmo Mangiapane/Reuters
Os principais partidos que sustentavam o governo do primeiro-ministro Mario Draghi, da Itália, se recusaram a participar de um voto de confiança no governo nesta quarta-feira (20), o que indica que a coalizão deve colapsar, e o governo, cair.
Draghi havia pedido uma votação de confiança para acabar com as divisões dentro da aliança e renovar a coalizão.
Leia também
Primeiro-ministro Mario Draghi propõe novo 'pacto' de governo para Itália
Primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, renuncia ao cargo; presidente recusa o pedido
Os partidos de direita, Forza Itália e Liga, disseram que não iriam participar da votação.
O Movimento 5 Estrelas também disse que iria boicotar o voto.
A crise política na Itália começou na semana passada, quando o 5 Estrelas boicotou uma outra votação.
Draghi tentou negociar
Já na semana passada, Draghi tentou renunciar, mas o presidente Sergio Matterella recusou o pedido e ainda pediu para que ele procurasse o Parlamento para tentar uma votação de confiança.
Draghi foi ao Parlamento e tentou defender seu governo de um ano e meio.
Ele falou da guerra na Ucrânia, da alta na desigualdade social e da inflação e afirmou que os partidos políticos precisam apoiá-lo se quiserem direcionar o país para eleições no começo de 2023.
“Se quisermos nos manter unidos, a única forma é reconstruir esse pacto, com coragem, altruísmo e credibilidade”, disse ele em seu discurso.
O pedido não foi atendido. Os partidos conservadores só aceitam se manter na aliança se o 5 Estrelas for expulso.
E agora?
Se Draghi considerar que não há união dentro da coalizão, ele deve renunciar e, dessa forma, abrir caminho para eleições antecipadas, que devem ocorrer em setembro ou outubro.
O Partido Democrático, de centro-esquerda, reclamou do provável fim da coalizão. O chefe do partido disse que o Parlamento foi contra a vontade do povo.
"Os italianos se mostrarão mais sábios nas urnas do que seus políticos", disse o líder do PD, Enrico Letta, sinalizando que espera que eleições antecipadas sejam convocadas para romper o impasse.
Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/07/20/governo-da-italia-pode-cair-pois-partidos-que-dao-base-a-coalizao-politica-boicotam-voto-de-confianca.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp