20/07/2022 às 16h43min - Atualizada em 20/07/2022 às 16h43min

​Carlópolis pode integrar geoparque do Norte Pioneiro com praia de troncos petrificados

Achados estão próximo a ponte de divisa com Fartura no estado de São Paulo

Assessoria
Divulgação
O município de Carlópolis poderá integrar também o tão sonhado geoparque que está em estudo no Norte Pioneiro. A Associação Turística do Norte Pioneiro, Atunorpi já deu início a visitas em vários locais para avaliar potencial de geossítio e uma praia de troncos petrificados no Parque Vila Café em Carlópolis pode fazer parte.

As visitas percorreram várias cidades e encontraram desde formações rochosas diferenciadas até fósseis que contam a história da pangeia e lava em corda com dimensões raras. Participaram das visitas o presidente da Atunorpi, Welington Bergamaschi e o consultor João Gouveia Cezar, os geólogos do Instituto Água e Terra, Gil F. Piekarz e Luís Tadeu Cava e o artista plástico e desbravador de atrativos naturais no Norte Pioneiro, Marcos Antônio de Almeida.

O consultor da Atunorpi, João Gouveia explicou sobre o projeto. “Gil trouxe essa proposta de criar um circuito de geossítios e nosso objetivo final é tentar se tornar uma região com importante geoparque que é um programa da Unesco, onde basicamente viramos guardiões de um pedaço da história do planeta terra em questão da formação das placas tectônicas e formação dos territórios”, explicou.

Durante as visitas, a expedição chegou ao município de Carlópolis, onde encontraram e visitaram uma praia de troncos e árvores petrificadas. "É a coisa mais linda, tem muito material petrificado. Dá para fazer um geossítio ali também muito bacana, às margens da represa Xavantes, perto da ponte entre Carlópolis e Fartura, fácil acesso e patrimônio cultural da humanidade”, destacou João.

O presidente da Atunorpi, Welington Bergamaschi acredita que o espaço poderá ser parte de um futuro geoparque do Norte Pioneiro. “Acredito que consigamos encontrar ali mais um pedacinho deste geoparque. Um geossítio deve se formar ali em Carlópolis, onde já é uma cidade que tem a cultura do café, da goiaba, já recebe turistas, já é uma cidade de veraneio, tudo mais e precisa de um melhor posicionamento turístico e acredito que esse geossítio lá vá agregar esse valor”, disse.

Atunorpi- Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015.  É a Instância de Governança Regional responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região é integrada por 18 municípios: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp