22/07/2022 às 17h12min - Atualizada em 22/07/2022 às 17h12min

​Jacarezinho se destaca pelo turismo religioso no Norte Pioneiro

Visitas técnicas também foram feitas na área do turismo rural

Assessoria
Assessoria Atunorpi
O município de Jacarezinho é o destaque do Norte Pioneiro quando se trata de turismo religioso. A cidade com maior número de atrativos da Rota do Rosário também tem enfoque em outras áreas como turismo rural. A equipe da Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná – Atunorpi esteve no município recentemente e realizou visitas técnicas em vários pontos da cidade.

A secretária administrativa da Atunorpi, Débora Albino esteve na cidade e visitou entre outros atrativos, o Santuário Mariano de Schoenstatt - Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, também conhecido como Santuário da Mãe Rainha e a Catedral Diocesana Imaculada Conceição, símbolo e cartão postal de Jacarezinho.

“As visitas no santuário foram bem interessantes, a irmã Margarete nos recebeu e conversamos sobre a importância da Rota do Rosário, da sinalização da rota, do movimento Mãe Rainha que Jacarezinho foi pioneiro. Já na catedral escutamos sobre a história, contada pelo diretor de turismo, Fabiano Oliveira. Também é bem focado na Rota do Rosário. Jacarezinho é o município que mais tem atrativos da Rota do Rosário”, destacou Débora.

Além de atrativos do turismo religioso, Débora visitou a área rural e esteve na Fazenda Bela Vista onde conheceu mais sobre o Café Bela Vista, e no Monjolinho na propriedade de Marlene Machado, onde conheceu sobre os doces artesanais Iguarias do Campo. “Muito importante para o turismo rural e de Jacarezinho também”, disse.

“O turismo rural permite muita diversificação das atividades do campo, gera muito trabalho, renda para os membros da família e proporciona os benefícios econômicos, sociais e ambientais para a região, então visitamos esses pontos”, contou.

O diretor de turismo de Jacarezinho, Fabiano Oliveira comentou sobre as visitas na cidade. "As visitas técnicas são sempre uma grande oportunidade de avaliar ou reavaliar os potenciais turísticos de uma localidade. No caso de Jacarezinho, gostaria de destacar a visita ao Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da Uenp, que ainda não tinha sido visitado pela Atunorpi, já que o parque foi inaugurado recentemente. A secretária Débora, que representou a instituição nessa visita, pode conhecer o grande potencial turístico do lugar, e trouxe sua experiência para somar esforços para que esse espaço seja um ponto turístico consolidado na nossa cidade”, destacou.

A representante da ATUNORPI, esteve ainda no cemitério municipal onde conheceu o túmulo do príncipe polonês Andrzej Lubomirski que nasceu em Cracóvia, no ano de 1862 e morreu em Jacarezinho em 1953 aos 91 anos. Ele não só era um príncipe em seu país, como foi um dos homens mais importantes da Polônia no começo do século passado.

Houve ainda visita no Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação UENP, uma nova opção de lazer do Jacarezinhense com pista de MTB e cross country, além de muita área verde para passar o dia em meio a natureza. Estiveram ainda na Serra do Monjolinho e conheceram paisagens deslumbrantes.

A secretária administrativa Débora acompanhou a Reunião Técnica da Cisnorpi à convite da prefeitura de Jacarezinho, onde contou com a participação do governador Ratinho Júnior. Na sequência, participou de um encontro de lideranças na fazenda do deputado Pedro Lupion, à convite dele.

Atunorpi- Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015.  É a Instância de Governança Regional responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região é integrada por 18 municípios: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp