27/07/2022 às 12h16min - Atualizada em 27/07/2022 às 12h16min

​19ª Regional de Saúde participa do Dia D de Multivacinação

Foram realizadas 602 aplicações de vacinas de rotina, 1.357 doses contra a Influenza e 1.859 doses contra a Covid-19 em 18 municípios

Assessoria
Divulgação
A Seção de Vigilância Epidemiológica (SCVGE) da 19ª Regional de Saúde participou, no último sábado, 23, do Dia D de Multivacinação nos municípios do Norte Pioneiro. A ação, proposta pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, visa promover a aceleração da imunização com as vacinas de rotina previstas no Programa Nacional de Imunização (PNI), além de atualizar as aplicações das doses contra a Covid-19 e Influenza.

Dos 22 municípios que compõem a regional, 18 participaram do Dia D de Multivacinação, realizando um total de 602 aplicações de vacinas de rotina, 1.357 doses contra a Influenza e 1.859 doses contra a Covid-19. A 19ª RS esteve em Jacarezinho, Wenceslau Braz, Siqueira Campos e Santo Antônio da Platina acompanhando a ação das secretarias municipais de saúde, além de monitorar à distância as ações dos demais municípios participantes.

O diretor da 19ª RS, Marcelo Nascimento, que acompanhou a SCVGE nos municípios, relata que foi possível observar uma grande movimentação dos munícipes no que diz respeito à procura pelas vacinas. “A vacina é o caminho para a proteção contra as doenças, além de conter o avanço da pandemia da Covid-19. Um exemplo muito claro dessa proteção é que, no começo do ano, houve um grande número de contaminados; apesar disso, o número de hospitalizações e mortes se manteve baixo. Isso se dá graças à imunização da nossa população”, celebra.

Marcelo alerta, ainda, que, apesar do impacto da imunização ser muito positivo, a população, ao observar a desaceleração da pandemia, acaba por não dar atenção a completar o esquema vacinal. “É muito comum vermos que muitas pessoas foram imunizadas apenas com duas doses das vacinas contra a Covid-19, exatamente por não mais temerem tanto a pandemia. Mas, em dias como o Dia D de Multivacinação, há uma conscientização da importância de se imunizar e, com isso, conseguimos atualizar as carteiras de muitas pessoas e proteger a nossa população”, destaca Marcelo.

Além dos citados, participaram do Dia D de Multivacinação os municípios de Cambará; Carlópolis; Conselheiro Mairinck; Figueira; Guapirama; Jaboti; Japira; Joaquim Távora; Jundiaí do Sul; Pinhalão; Quatiguá; Ribeirão Claro; Santana do Itararé; e São José da Boa Vista.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp