16/08/2022 às 12h08min - Atualizada em 16/08/2022 às 12h08min

​Cavalgada abre festividades da 50ª Efapi

A partir deste ano, exposição passa a ser realizada sempre em agosto fazendo parte das comemorações do aniversário da cidade

Gladys Santoro - Tá No Site
Emerson Chagas - Fotógrafo ofical da Sociedade Rural do Norte Pioneiro
Um dos momentos mais aguardados para quem espera o ano todo a realização da Exposição-Feira Agropecuária e Empresarial de Santo Antônio da Platina (Efapi), a Cavalgada ocorreu ontem, domingo (14), com a participação de cerca de 1.500 cavaleiros de toda a região. Diferente das edições anteriores, o evento aconteceu na semana que antecede o início oficial da feira. A antecipação tem a finalidade de “ir criando um clima de festa”, para a população.

Segundo o presidente da Comissão Organizadora da Cavalgada, o empresário José Martins Neto, mais conhecido como Neto Jeans (por conta de sua loja com o mesmo nome), já fazia muitos anos que a cavalgada não reunia tantos participantes nem tanta plateia. “Por onde passamos, havia gente nas calçadas, nas janelas, nas sacadas de casas e prédios. Foi muito gratificante”, contou.

Os cavaleiros deram largada por volta das 10h30 na avenida Frei Guilherme Maria, perto do Terminal Rodoviário de Santo Antônio da Platina. O trajeto, de acordo com Neto, também foi diferente e mais longo para prestigiar os moradores de pontos diferentes da cidade. “Da avenida Frei Guilherme nos dirigimos para a rua Jovelina Dias França, depois Marechal Deodoro da Fonseca”, disse continuando: “Quando passamos em frente à Igreja Matriz recebemos as bênçãos do padre e seguimos em direção à rua Tiradentes. Percorremos ainda a rua Rui Barbosa inteira e voltamos à avenida Frei Guilherme. Passamos pelo viaduto e chegamos ao CTG (Centro de Tradição Gaúcha), que fica nas proximidades do recinto Alício Dias dos Reis, onde a feira é tradicionalmente realizada”, disse.

Os locutores que acompanharam a cavalgada foram Jhony Araújo, Kelsen Paraná, Edmundo e Fernando Barretos. Cada comitiva ganhou um troféu pela participação. Após o evento houve um almoço para os cavaleiros. Os convites foram comprados pelos próprios participantes.

Data definitiva – Além dos platinenses, toda a população regional estava acostumada com a realização da Efapi no mês de março. Este ano, pela primeira vez, ela acontecerá em agosto, e segundo o presidente do evento, Celso Crespo Freitas, daqui para frente será sempre nesta época por conta do aniversário de Santo Antônio da Platina, que é comemorado no dia 20 de agosto. “É para fazer parte das festividades de aniversário da cidade. Também preferimos assim porque todo município tem recursos financeiros específicos para organizar eventos comemorativos ao seu aniversário e isso acaba sendo um auxílio para a realização da feira também, o que é muito bem-vindo porque fazer uma festa desta amplitude e abrangência precisa de verba e também da ajuda de muita gente”, explicou.


 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp