11/08/2020 às 14h56min - Atualizada em 11/08/2020 às 14h56min

​Região se mobiliza pela duplicação da BR-153

Lideranças do Norte Pioneiro cobram da Econorte a compensação de uma concessão contestada na justiça

Dayse Miranda, especial para Tribuna do Vale
Antônio de Picolli / Tribuna do Vale
A partir de uma manifestação do  vereador, Nilton Stein (PT), durante a última sessão ordinária da Câmara de Jacarezinho, o Norte Pioneiro pode ver deflagrado um movimento pela pavimentação do trecho de 54 quilômetros da BR-153, concedido pelo Estado do Paraná à Triunfo Econorte a partir de um aditivo considerado ilegal pelo Ministério Público federal e por decisão da Justiça Federal no Paraná.

A região ensaia a união de lideranças no Norte Pioneiro para lutar pela duplicação da BR-153 no trecho entre Santo Antônio da Platina e Jacarezinho (até Marques dos Reis), divisa com São Paulo. O vereador detalha que, durante concessão da Triunfo Econorte no referido trecho, a empresa não tem sinalizado melhorias efetivas, obtendo lucros astronômicos.

Atualmente os serviços de conservação do asfalto são esporádicos operações “tapa buracos”. Enquanto isso, o número de acidentes e mortes só vem crescendo ao longo dos anos. Por ser um trecho com tráfego intenso de caminhões, duplicar a rodovia é uma das prioridades tanto para os dois municípios em questão, quanto para a região inteira.

Stein lembra que em 2021 encerra o contrato com as concessionárias no Paraná e a Econorte deverá devolver o controle do trecho da BR-153. Por isso, reunir as lideranças da região o quanto antes é prioridade para lutar por uma estrada mais segura.

“Na semana que vem vou encaminhar ofício para a Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Platina, para a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), para a Acesap (Associação Comercial de Santo Antônio da Platina) e Acija (Associação Comercial e Industrial de Jacarezinho). Precisamos nos unir e lutar por estradas com mais segurança, para que o Governo do Estado quando for realizar um novo contrato, a duplicação das nossas estradas esteja em pauta”, observou o vereador.

Neste início da mobilização, Stein já recebeu o apoio de outros parlamentares, entre eles Edilson da Luz (DEM). “De Cornélio Procópio, até Jataizinho é um trabalho fantástico que está sendo feito por essa empresa. Mas nós pagamos quase o mesmo valor do pedágio, e aqui, só vemos tapar buracos e socorrer alguns veículos. Quanto vale uma vida? Ver os sonhos ceifados em uma estrada. A empresa poderia ter feito essa duplicação a passos lentos ao longo desses anos de concessão. Quantos mais requerimentos de pesar por vidas ceifadas vamos precisar?” questionou Edilson, declarando seu apoio ao Stein.

Romanelli apoia duplicação do trecho

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) que segue atuante na fiscalização das obras das concessionárias de pedágio no Anel da Integração, declara apoio total à campanha de duplicação da BR-153 entre Santo Antônio da Platina e Jacarezinho (Marques dos Reis).

Recentemente, o político exigiu um posicionamento firme do DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) em relação à aplicação de penalidades previstas em lei às concessionárias de pedágio.

Segundo Romanelli, muitas obras nas rodovias pedagiadas não foram concluídas, outras sequer iniciadas, o que contraria os contratos das empresas com o Estado. Além disso, ele sempre desaprovou os aumentos dos preços praticados nas praças de pedágio e garante que vai estar junto às lideranças do Norte Pioneiro, lutando por melhorias e desenvolvimento da região, visando estradas mais seguras para os usuários.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp