09/09/2022 às 11h47min - Atualizada em 09/09/2022 às 11h47min

Pai e tio da rainha Elizabeth II visitaram Jacarezinho

Britânicos estiveram na cidade em 1931, antes mesmo de ambos assumirem o trono real

Jivago França
Secretaria de Turismo de Jacarezinho
Com a morte da Rainha Elisabeth II nesta quinta-feira (8), todos os holofotes se voltaram para o trono britânico e para o sucessor, o até então príncipe Charles. Mas uma curiosidade entre o trono britânico e o Norte Pioneiro vem dos antepassados da rainha.

A secretaria de turismo de Jacarezinho relembrou que em 1931 o Alberto Frederico Artur Jorge e seu irmão, Eduardo Alberto Cristiano Jorge André Patrício David visitaram Jacarezinho e outras localidades da região. Eduardo pouco depois, em 1936 foi coroado rei do trono britânico com a morte de seu pai e ele se tornou Edward VIII.

Mas o reinado durou pouco, somente até o final daquele ano, quando ele abdicou do trono para casar-se com com a socialite norte-americana Wallis Simpson, com quem já mantinha um relacionamento. Assim, Alberto se tornou o rei Jorge V ou George V. Ele teve duas filhas, Isabel e Margarida. Jorge VI morreu em 1952, sendo sucedido por sua filha mais velha, Isabel II ou como era mais conhecida no inglês, Elizabeth II.

Visita ao Norte Pioneiro

A visita do então Príncipe de Gales, Edward e do duque de York Albert (pai da rainha Elizabeth II) se deu pelo interessa na região considerada próspera que atraia investidores de outros países. A companhia britânica "Parana Plantation Ltd." fundada por lord Lovat criou uma subsidiária, a Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP), para explorar comercialmente a ocupação da região Norte do Estado e também do interior de São Paulo.

Em Jacarezinho, segundo a secretaria de turismo da cidade, a visita dos membros da família real britânica aconteceu com chegada à Estação Ferroviária Leoflora (hoje demolida) e foram recebidos pelo interventor do Paraná, General Mario Tourinho, pelo fundador da Compahia de Terras Norte do Paraná, Arthur Thomas, e pelo então prefeito José Pereira.

Segundo Thomaz Aimone, professor que escreveu sobre a história de Jacarezinho, os príncipes aproveitaram a estadia na cidade para caçar porco do mato. Na época, o futuro rei tinha uma filha pequena, uma princesa de 5 anos. Anos depois, ela se tornaria Rainha com o nome de Elizabeth II e permaneceria no poder até sua morte, no dia 08 de setembro de 2022. Foi dela o mais longevo reinado dentre os monarcas britânicos.

Negócio inglês

Segundo reportagem da Folha de Londrina em 2011, em princípio, a ideia era transformar toda a área da Companhia em plantação de algodão, mas com a tentativa sem êxito em terras paulistas, o objetivo no Paraná transformou-se em um ''negócio de ocasião'', como classifica o professor de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Rogério Hivano, já que as habilidades britânicas estavam voltadas a construção da estrutura de portos e ferrovias. ''Retalharam o espaço em lotes de terra para serem vendidos aos colonos'', explica. Com isso, a vinda de vários imigrantes ganhou ritmo intenso tornando a região um celeiro de diferentes etnias.

Esta, sim, uma das heranças que a região norte e Londrina recebeu dos ingleses, na opinião de Hivano. ''Não temos identidade cultural britânica, até porque, para isso, teríamos que ter famílias, escolas, que denotassem a presença inglesa do passado. O inglês é mais uma memória que propriamente uma influência. Mas como negócio, deu muito certo, resultando num caldeirão étnico, propiciado pela boa condição política da época'', resume o historiador, referindo-se as cidades com forte cultura japonesa, italiana e alemã.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp