15/09/2022 às 18h57min - Atualizada em 16/09/2022 às 00h00min

Vala comum é descoberta em Izium, cidade ucraniana recuperada dos russos, diz Zelensky

Izium foi recuperada pelas forças ucranianas das mãos dos russos na contraofensiva na região de Kharkiv. Ainda não há detalhes sobre o número de pessoas enterradas ali, nem as causas de suas mortes.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/09/15/vala-comum-e-descoberta-em-izium-cidade-ucraniana-recuperada-dos-russos-diz-volodymyr-zelensky.ghtml



Izium foi recuperada pelas forças ucranianas das mãos dos russos na contraofensiva na região de Kharkiv.
Ainda não há detalhes sobre o número de pessoas enterradas ali, nem as causas de suas mortes. Um homem perto da igreja de Izium, na Ucrânia, em 12 de setembro de 2022
Juan Barreto/ AFP
Uma vala comum foi descoberta em Izium, cidade recuperada pelas forças ucranianas das mãos dos russos durante a contraofensiva na região de Kharkiv, no leste da Ucrânia, afirmou nesta quinta-feira (15) o presidente Volodymyr Zelensky.
"Queremos que o mundo saiba o que a ocupação russa provocou", disse, sem dar detalhes sobre o número de pessoas enterradas ali, nem as causas de suas mortes.
A investigação começou e haverá mais informações verificadas e claras na sexta-feira, disse Zelensky em sua mensagem diária por vídeo.
Um representante da polícia local disse separadamente ao canal britânico Sky News que mais de 440 corpos teriam sido achados no local.
Zelensky visita cidade reconquistada de Izium, no nordeste da Ucrânia
Recuperação de Izium
A cidade de Izium tinha cerca de 50 mil habitantes antes da guerra e fica no nordeste da Ucrânia, dentro da região de Kharkiv, mas próxima também a Donbass, região que deu início ao conflito entre Moscou e Kiev.
O local foi cenário de combates antes de ser tomada pelos russos, que fizeram dela um ponto estratégico para reabastecer suas tropas.
Segundo a Ucrânia, nos últimos dias, o país recuperou cerca de 6.000 km² de território que estava sobre domínio russo. A cidade é um dos principais locais da retomada pelos ucranianos.
Sua reconquista pelas tropas de Kiev representa uma derrota para o exército de Moscou, agora retirado para Donetsk, uma área sob o controle do Kremlin desde 2014.
Veja os vídeos mais assistidos do g1

Replicado material do portal G1 via RSS



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/09/15/vala-comum-e-descoberta-em-izium-cidade-ucraniana-recuperada-dos-russos-diz-volodymyr-zelensky.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp