17/09/2022 às 19h45min - Atualizada em 18/09/2022 às 00h00min

Laboratório de Produtos Florestais do Mapa abre seleção para bolsistas

Inscrições vão até dia 30 de setembro. Selecionados atuarão no desenvolvimento de projeto de pesquisa em Brasília que deverá ser finalizado até o mês de agosto de 2023.

Agência Brasil - Geral
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-09/laboratorio-de-produtos-florestais-do-mapa-abre-selecao-para-bolsistas


O Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está com inscrições abertas para a seleção de universitários para participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do SFB (PIBIC/SFB). Os selecionados atuarão no desenvolvimento de um projeto de pesquisa, em Brasília (DF), que deverá ser finalizado até o mês de agosto de 2023. 



As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro pelo e-mail  lpf@agro.gov.br e os interessados devem enviar cópia de documento pessoal, comprovante de endereço e currículo Lattes atualizado.



O programa oferece um auxílio mensal no valor de R$ 400 aos bolsistas selecionados. Neste ano, o PIBIC/SFB conta com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, pela primeira vez, da Fundação de Tecnologia Florestal e Geoprocessamento (Funtec-DF).



O PIBIC está centrado na iniciação científica de estudantes de graduação. Trata-se de um instrumento de incentivo à formação universitária, privilegiando a participação ativa de alunos em projetos de pesquisa com destacado mérito científico. 



Os projetos que serão desenvolvidos neste ano são fabricação de xilofones com madeiras oriundas de concessão florestal; durabilidade natural de seis espécies de madeiras da Floresta Nacional do Tapajós submetidas ao ataque de dois fungos apodrecedores; desempenho de 40 espécies madeireiras amazônicas submetidas a ensaios de torno; teste in vitro de ação inibidora de extrativos de 7 espécies madeireiras amazônicas da Floresta Nacional de Jacundá a fungos xilófagos; método DPPH para análise de atividade antioxidante de extrativos de madeira e ensaio com Artemia salina para análise de toxicidade de extrativos de madeira.



Conteúdo replicado da Agência Brasil via RSS



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-09/laboratorio-de-produtos-florestais-do-mapa-abre-selecao-para-bolsistas
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp