30/09/2022 às 17h17min - Atualizada em 30/09/2022 às 17h17min

​GeniusCon começa na próxima quarta-feira

Maior evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo do norte do Paraná será realizado entre 5 e 7 de outubro no Centro de Eventos de Jacarezinho

Assessoria
Assessoria
Começa na próxima quarta-feira (5) e vai até sexta-feira (7) a sétima edição da GeniusCon, o maior evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo do norte do Paraná. Em 2022, a tradicional feira será realizada de forma híbrida, com exposição, competições e atividades presenciais no Centro de Eventos de Jacarezinho e transmissão online de parte dos conteúdos, pelo YouTube. A participação é gratuita, mas é necessário confirmar a inscrição até 1º de outubro no link: https://bit.ly/3DVNEDJ. 

A GeniusCon funciona como uma “vitrine” do trabalho desenvolvido pela Associação do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná (ASRI) e Sebrae/PR, com apoio de diversos parceiros e entidades, para fomentar a criação de negócios inovadores e reter jovens talentos. Em seis edições, a feira atraiu mais de 16 mil visitantes. A programação é voltada para estudantes dos ensinos médio, técnico e superior, professores, empresários, lideranças e investidores.

O objetivo é proporcionar aos participantes uma experiência imersiva para aprendizados de alto impacto e geração de negócios a partir de pilares como inovação, tecnologia e empreendedorismo, para contribuir com o desenvolvimento sustentável do norte pioneiro. Neste ano, com a retomada das atividades presenciais, a expectativa da organização é receber um público de aproximadamente cinco mil pessoas em Jacarezinho.

O presidente da ASRI, Hugo Emmanuel da Rosa Corrêa, diz que a programação está pautada em firmar a cultura da inovação no norte pioneiro visando a transformação social da região.

“Queremos que as pessoas entendam a inovação como algo próximo e viável em todos os segmentos. Que professores e pesquisadores discutam o tema e que ele esteja presente em todos os ambientes”, afirma.

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, lembra que a programação destaca os produtos diferenciados do agronegócio no norte pioneiro, por meio da Feira de Sabores, uma das principais novidades dessa edição, além do 2º Encontro de Habitats de Inovação da região e a pauta com os Ecossistemas de Inovação, que terá a participação de lideranças de várias partes do Brasil.

“A expectativa é grande, pois foram dois anos de conteúdos e atividades online. Estamos retomando o presencial após o norte pioneiro receber duas premiações importantes, como Prefeito Empreendedor e Prêmio Nacional de Inovação, o que deve atrair mais pessoas para a GeniusCon 2022”, avalia.

No primeiro dia, 5 de outubro, ocorre a abertura da Genius Hackathon, com o início das atividades da maratona que, em 2022, tem o objetivo de desenvolver tecnologias, ferramentas e soluções inovadoras para os desafios da cadeia do agronegócio. A premiação das três melhores ideias ocorre na sexta-feira (7).

Os painéis abordarão temas como novas perspectivas das tecnologias, astronomia, inovação na gestão cultural, profissional do futuro, robótica e destino turístico inteligente. O Planetário e o Ônibus Energia estão entre as atrações especiais. A programação da GeniusMaker traz diversas oficinas, como a produção de carrinhos em 3D com bexigas, microscópios e funcionamento de motor, por exemplo.

Campeonato de robótica

Durante a GeniusCon, ocorre a GeniusCombot, um campeonato de robótica, que visa promover a cultura maker (aprender fazendo) e estimular o desenvolvimento de novas habilidades, como senso de organização, criatividade, concentração, trabalho em equipe, autonomia, persistência, além da troca de experiências e conexão entre os participantes.

Competições

Além da Genius Hackathon, duas outras competições serão realizadas, a Genius Finder e a Genius Fight. A primeira vai expor os projetos de 24 startups, que terão a chance de se conectar com empresários e possíveis investidores, fazer networking e interagir com os visitantes no Centro de Eventos.

A Genius Fight vai dar visibilidade aos projetos de 24 startups e a oportunidade de os empreendedores apresentarem seus produtos e serviços à uma banca especializada e receber feedbacks valiosos, que poderão auxiliar no desenvolvimento dos negócios. As startups com as três melhores apresentações serão premiadas no último dia da feira.

A GeniusCon é uma realização do SRI do Norte Pioneiro do Paraná, Sebrae/PR e Prefeitura de Jacarezinho, com patrocínio da Magnus, Supermercados Molini’s e Fanorpi de Santo Antônio da Platina, e apoio institucional de diversas entidades. Mais informações sobre a programação completa podem ser obtidas no site do evento: https://www.geniuscon.com.br/.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp