07/10/2022 às 16h04min - Atualizada em 07/10/2022 às 16h04min

​Atunorpi participa do São Paulo Boat Show para fortalecer região turística do Norte Pioneiro

Entidade esteve representada pelo presidente, Welington T. Bergamaschi

Assessoria
Divulgação
A Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná – Atunorpi, esteve representada no 7º Congresso Náutico - São Paulo Boat Show pelo seu presidente, Welington T. Bergamaschi que aproveitou a oportunidade para fortalecer a região turística do Norte Pioneiro.

Este é o principal ponto de encontro dos prefeitos, secretários de turismo e agentes do setor sobre os desafios e as oportunidades que o turismo das águas oferece.

Pela sétima edição realizada pelo Grupo Náutica, o encontro anual se consolida como o mais importante da categoria, apresentando casos reais de crescimento econômico, tendências do turismo das águas, geração de empregos, questões ambientais, entre outros assuntos.

Para Welington, o Norte Pioneiro tem uma importância estratégica no segmento náutico, com Área Especial de Interesse Turístico - AEIT - Angra Doce, além de outras represas magníficas, rios e lagos. “O Norte Pioneiro, por ter uma importância estratégica no segmento náutico, com Angra Doce tem no turismo uma mostra que esse segmento tem muito a crescer”, disse.

De grandes embarcações à shopping náutico, o salão esteve recheado de inúmeros atrativos e surpresas. Durante a feira, Welington participou de reuniões com diversas autoridades.

Acompanhado do vice-prefeito de Timburi (SP), Anderson Solé, que também é presidente do Angra Doce, Welington se reuniu com Rafael Andreguetto, Diretor de Políticas Ambientais da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná e Ana Maria Esteves Ferreira Assis Cavalheiro, Coordenadora Regional.

“A participação do estado do Paraná no São Paulo Boat Show é uma estratégia do estado do Paraná através da secretaria de desenvolvimento sustentável e turismo, do Instituto Água e Terra e da Paraná Turismo, como uma forma de promover o desenvolvimento econômico e turismo do estado, apresentando suas unidades de conservação e os parques, os principais produtos turísticos do estado do Paraná como a Ilha do Mel, Parque Nacional do Iguaçu e tantos outros destinos, dentre eles toda a região do Angra Doce, por conta da natureza, da água, das suas belezas”, frisou Rafael Andreguetto.

Ainda segundo ele, “o estado do Paraná participa do São Paulo Boat Show para apresentar esse potencial náutico e de natureza em águas que o Paraná tem, sendo a região de Angra Doce uma das regiões prioritárias para esta atividade e também dentro do congresso náutico com as palestras para apresentação das normativas, dos instrumentos que o Paraná tem desenvolvido neste sentido. O estado do Paraná trabalha para poder justamente facilitar e melhorar estas instalações" , disse.

Rafael falou sobre a reunião com a Atunorpi e sobre a Angra Doce. “Também durante o Boat Show nós tivemos a possibilidade de realizar uma reunião entre os municípios de São Paulo e os municípios do Paraná que estão trabalhando na região do Angra Doce para que pudéssemos uniformizar esse atendimento e alinhar as demandas que a região tem para a melhoria e adequação desses espaços e o desenvolvimento do turismo náutico. Estarei aí (Norte Pioneiro) para uma visita técnica para conhecer um pouco mais a região para que a gente possa trabalhar de forma conjunta entre todos. Esse é um resultado que o Boat Show propícia, de poder apresentar o estado do Paraná, de poder apresentar seus produtos e destinos turísticos, bem como articular e fazer adequações, ajustes e alinhamento entre o poder público e a iniciativa privada para o desenvolvimento do turismo náutico", finalizou Rafael.

Anderson Solé, presidente da Angra Doce e vice-prefeito de Timburi (SP) também falou a respeito. “A participação no São Paulo Boat Show foi de grande importância, principalmente por estarmos em uma área de grande potencial náutico que é o Angra Doce. Durante o evento podemos apresentar o Angra Doce para várias empresas do setor náutico, e ainda nos reunimos no Ministério do Turismo apresentando ações para o desenvolvimento de nossa AEIT e também estivemos com o Diretor de Políticas Ambientais do Paraná, Rafael Andreguetto, para continuarmos os diálogos com os dois estados que compõem o Angra Doce”, frisou.

Welington contou que ainda conversou com Bruno Barbosa, Supervisor de Projetos da BaTur - SETUR – BA. "Falamos sobre a importância de termos projetos prontos para captação de recursos no âmbito federal e estadual e também através de emendas parlamentares e de bancada nas duas esferas”, disse.

Durante o evento ainda foram abordados assuntos referentes à Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) e foram pedidas informações referente a capacitação das Guardas Municipais para atuarem na fiscalização de embarcações com o segundo sargento Fábio Pinheiro Santos da Silva da Marinha do Brasil.

“Essa ação, em parceria com a Prefeituras Municipais, atende às preocupações da autoridade marítima e das autoridades públicas com clara intenção de reduzir os acidentes envolvendo pescadores, praticantes de esportes náuticos, passageiros e cargas de embarcações de pequeno e médio porte que navegam na região do Angra Doce, dada a crescente demanda dessas atividades no local, e trazendo melhorias para o Turismo Náutico seguro”, disse Welington.

Ana Maria Esteves Ferreira Assis Cavalheiro, Coordenadora Regional da Paraná Turismo destacou a participação do Paraná e em especial dos destinos turísticos do Norte Pioneiro na feira. “O 7º Congresso Internacional de turismo náutico foi de um aprendizado muito grande, foi uma experiência muito boa e no decorrer da feira que aconteceu logo após o congresso foi espetacular, porque, do ano passado que teve a feira, houve um aumento de 50% da presença de empresas do setor náutico, então nada melhor estar no lugar, você que tem o destino turístico náutico, onde alguém vai comprar um barco e tem que ter para onde ir, ele tem para onde ir e foi o que aconteceu no Boat Show. A Atunorpi foi lá e apresentou como experiência e como um destino turístico Angra Doce e também a região do Norte Pioneiro”, exemplificou.

“Foi muito bom, muito proveitoso, houve muito networking. A gente pôde apresentar as regiões do estado onde tem a possibilidade de turismo náutico. Houve um interesse enorme pelo nosso estado e pelos nossos destinos náuticos e principalmente pelo Angra Doce que encantou muita gente, porque a grande maioria das pessoas não tem conhecimento do que, e de como é o Angra Doce, esta beleza fantástica que temos aqui entre Paraná e São Paulo. Todo mundo se encantou, porque a beleza náutica, a beleza cênica da Angra Doce é fantástica e a Atunorpi foi muito bem representada e fez bastante networking e demonstrou com muita propriedade a região", finalizou.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp