07/10/2022 às 20h23min - Atualizada em 08/10/2022 às 00h00min

Estátuas da Ilha de Pascoa sofrem danos 'irreparáveis' em incêndios florestais; vídeo

Chamas atingiram ao menos 80 monumentos. Autoridades locais suspeitam que incêndio tenha sido iniciado por criadores de gado para abrir pastos.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/10/07/estatuas-da-ilha-de-pascoa-sofrem-danos-irreparaveis-em-incendios-florestais.ghtml


Chamas atingiram ao menos 80 monumentos. Autoridades locais suspeitam que incêndio tenha sido iniciado por criadores de gado para abrir pastos. Estátuas da Ilha de Pascoa sofrem danos 'irreparáveis' em incêndios florestais
Incêndios florestais na Ilha de Páscoa, no Chile, causaram danos graves em diversas estátuas moais, marca registrada da região, informaram as autoridades chilenas nesta sexta-feira (7). A estimativa inicial é que cerca de 80 monumentos tenham sido afetados pelas chamas.
“O dano é incalculável, imensurável. Também é irreparável, porque o fogo aquece a pedra e a pedra racha", disse Pedro Edmunds, prefeito de Rapa Nui, como a ilha também é conhecida. "Nossos cientistas, juntamente com a administração do [Parque Nacional Rapa Nui], terão que ir à ilha para fazer a análise correspondente e ver quão grande é o dano e o que faremos no futuro. Não sei se há solução para isso.”
O incêndio, que arrasou cerca de 100 hectares do Parque e já foi extinto, afetou o vulcão Rano Raraku, alcançando a pedreira onde a antiga civilização indígena Rapa Nui construiu seus moais. Por conta da geografia local, o maquinário dos bombeiros não foi capaz de acessar a região tomada pelas chamas.
"Foi possível extinguir [...] o incêndio na pedreira do vulcão Rano Raraku que, no entanto, causou um dano irreparável ao patrimônio cultural da humanidade", disse Gabriel Boric, presidente do Chile.
As autoridades estudam a hipótese do incêndio ter sido intencional. "O fogo foi iniciado por criadores de gado para abrir pastos. Todos os indícios apontam para isso", afirmou o ministro da Agricultura, Esteban Valenzuela.
Edmunds alertou para a falta de guardas florestais, devido a uma redução do orçamento em meio ao que qualificou como uma situação de "abandono da ilha" por parte do governo chileno.
“Essas coisas que acontecem em Rapa Nui são graves porque prejudicam a imagem do Chile como país, mas [os incêndios] têm solução", afirmou o prefeito. "A solução está nas mãos de um país ausente, que esteve ausente e continua ausente, e não quer ouvir o que a ilha planejou para evitar esses problemas.”
Localizada há mais de 3.219 km da costa do Chile, a Ilha de Páscoa foi habitada por polinésios até ser anexada pelos latino-americanos, em 1888. Estima-se que os mais de mil moais presentes em Rapa Nui tenham sido construídos entre 1100 e 1600 pelo povo local. Hoje, as estátuas são consideradas sagradas pelos indígenas da ilha.
“Para nós, é muito doloroso ver como os moais queimaram, porque já foram danificados pelo clima e estão desgastados pelas chuvas, vento e sol", afirmou Edmunds. O Parque Nacional Rapa Nui é Patrimônio Mundial da Unesco.

Replicado material do portal G1 via RSS



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/10/07/estatuas-da-ilha-de-pascoa-sofrem-danos-irreparaveis-em-incendios-florestais.ghtml
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp