10/10/2022 às 11h34min - Atualizada em 10/10/2022 às 11h34min

​Jacarezinho tem menor nota do Ideb no Paraná

"Nosso Ideb não vem bem há muito tempo, aqui a educação foi esquecida", disse a secretaria municipal de educação

Redação
https://www.gazetadopovo.com.br/parana/pequenos-municipios-paranaenses-destaque-no-ideb/
Imagem ilustrativa
A cidade de Jacarezinho figurou como a com menor nota do Ideb na rede pública municipal do Paraná em 2021. O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, principal indicador que mede a qualidade de ensino no país foi divulgado pelo Ministério da Educação em setembro último.

A pesquisa, que é feita desde 2007 e acontece a cada dois anos, dessa vez trouxe, para alguns especialistas, resultados atípicos por ter sido feita durante a pandemia, período em que houve defasagem no processo de aprendizado. Segundo reportagem da Gazeta do Povo, foi justamente a estratégia adotada durante a emergência sanitária que fez diferença para aqueles que conseguiram as melhores notas.

Ainda conforme reportagem da Gazeta do Povo, o Ideb varia de 0 a 10. Dos 386 municípios do Paraná que participaram da última pesquisa, 170, o que corresponde a cerca de 44%, tiveram Ideb abaixo de 6 nos primeiros anos do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, que é o período de responsabilidade dos municípios.

Os que tiveram as notas mais baixas foram: Jacarezinho (4,1), Congonhinhas (4,4), Mirador (4,6) Coronel Domingos Soares (4,6) e Lupionópolis (4,7). Os cinco municípios melhores pontuados foram: Serranópolis do Iguaçu (9), São Pedro do Ivaí (8,2), Ramilândia (8,1), Floraí (7,6) e Flórida (7,5). 

No geral, nesse faixa de ensino (1º ao 5º ano), o Paraná teve nota 6,1 considerando somente a rede pública. Foi o segundo melhor desempenho entre as unidades da federação, empatado com São Paulo e Ceará, e atrás apenas de Santa Catarina, que teve nota 6,2.

Os municípios que tiveram desempenho ruim já estão se mobilizando para que o próximo Ideb venha com resultados melhores. Jacarezinho, no Norte Pioneiro, teve a menor nota na rede pública municipal no Paraná: 4,1. “Nosso Ideb não vem bem há muito tempo, aqui a educação foi esquecida. Em relação a investimentos, nunca teve nada além do que o obrigatório”, lamenta a secretária da Educação, Patrícia Martoni. “Outros municípios investiram em professores, em estrutura”, observa. Na pesquisa anterior, em 2019, Jacarezinho teve 5,1 no Ideb.

Patrícia, que assumiu a secretaria durante a pandemia, conta que o resultado, que já havia sido ruim em 2019, piorou em parte porque no dia da aplicação da prova choveu, muitos alunos faltaram, e apenas 5 das 10 escolas municipais participaram do teste, o que acabou impactando o resultado final.

Segundo ela, alguns dos problemas que atrapalham o desempenho da educação no município são salas lotadas, baixo investimento, estrutura inadequada e pais pouco participativos. “Agora estamos iniciando um trabalho para reverter esse quadro”, informa, acrescentando que enquanto os governantes não colocarem a educação como prioridade a situação não vai melhorar.

“A arrecadação do município de Jacarezinho é ótima, sempre com superávit. No ano passado a prefeitura investiu em pavimentação, agora temos o compromisso de que o investimento será em educação”, diz, acreditando que o próximo Ideb virá melhor. “Muitos outros municípios já têm esse olhar para a educação. Por isso têm resultados satisfatórios”, pontua. Jacarezinho tem 10 escolas municipais com 2.800 alunos de 1º ao 5º ano.


Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp