13/10/2022 às 08h42min - Atualizada em 13/10/2022 às 08h42min

​Governo define empresa que vai construir penitenciária no Norte Pioneiro

Obras vão custar R$ 51 milhões. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, unidade deve ser entregue no final de 2024

Rafael Machado, g1 PR
Divulgação
O Governo do Paraná definiu que uma empresa de Cascavel, no oeste do estado, vai construir a Penitenciária Estadual de Ribeirão do Pinhal, no Norte Pioneiro. A construtora venceu a licitação ao apresentar valor de R$ 51,5 milhões.

O resultado saiu no Diário Oficial do Estado na segunda-feira (10). Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a obra será realizada no Regime Diferenciado de Contratação Integrada, ou seja, a empresa vai fazer tanto o projeto arquitetônico quanto a execução.

A Sesp informou que a nova unidade terá capacidade para 800 presos. Ela será erguida em um terreno na PR-439, na zona rural de Ribeirão do Pinhal. A penitenciária ocupará uma área de pouco mais de 13 mil metros quadrados.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o contrato entre o poder público e a construtora de Cascavel deve ser assinado ainda neste mês.

A partir da assinatura, a empresa terá seis meses para entregar os projetos. A penitenciária deverá ser construída em até 18 meses.

Dos 51,5 milhões, 10% são do Governo do Paraná, enquanto o restante vem do governo federal, conforme explicou a secretaria.

A Sesp explicou que o contrato entre o poder público e a construtora de Cascavel deve ser assinado ainda neste mês.

A unidade em Ribeirão do Pinhal terá blocos administrativo, educativo, saúde e pátios de visita e visita íntima, além de inclusão e tratamento penal.

Superlotação
 

De acordo com o Mapa Carcerário do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen), a regional de Londrina, onde a penitenciária será instalada, tem 6.597 detentos.

No entanto, o número de vagas é insuficiente: 4.406, o que gera uma superlotação de 2.191 presos.


 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp